Prefeitura de BH corta 460 servidores e reduz salários

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
20/02/2016 às 08:33.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:30
 (Luiz Costa/Arquivo Hoje em Dia)

(Luiz Costa/Arquivo Hoje em Dia)

A prefeitura de Belo Horizonte exonerou 602 servidores municipais. Destes, 134 foram renomeados com salários mais baixos. De acordo com a administração, a medida é decorrente da crise e significará uma redução anual de R$ 45 milhões na folha de pagamento do município.

A notícia, oficializada em publicação no Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (20), chega um dia após o Governo Federal anunciar corte de R$ 23,4 bilhões no orçamento de 2016.

Dos 602 funcionários municipais destituídos do cargo, 134 foram remanejados. Empregados públicos de cargos de confiança estão na lista das exonerações.

Ainda de acordo com a PBH, a administração municipal também deu início a uma série de outras medidas que têm como objetivo a redução de custos. Entre elas estão a redução do número de veículos, dos serviços terceirizados, do número de estagiários, dos aluguéis e o congelamento de salários de prefeito, vice-prefeito e secretários, desde 2014.

Justificativa

Os motivos apontados pela prefeitura como justificativa para o corte estão relacionados à crise econômica enfrentada pelo país.

Dentre as razões estão a baixa arrecadação do município, abaixo da inflação, associada ao aumento de custos decorrentes da ampliação da prestação de serviços, como novas escolas.

Além disso, conforme comunicado da PBH, foram levados em conta a necessidade de manter a saúde e o equilíbrio financeiro da PBH, bem como o funcionamento de áreas prioritárias como educação, limpeza urbana, trânsito e transporte.

Também foram apontadas como justificativa a necessidade de manter em dia os compromissos da prefeitura, sobretudo o pagamento dos salários dos servidores e a continuidade das obras públicas e programas sociais em andamento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por