Primeira etapa da expansão do Aeroporto de Confins é inaugurada

Filipe Motta
fmotta@hojeemdia.com.br
06/12/2016 às 21:07.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:58

A BH Airport entregou, nesta terça-feira (6), o Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Esta foi a maior etapa do processo de expansão do complexo, que envolve, para os próximos anos, a implantação do aeroporto indústria e de uma nova pista de pousos e decolagens.

Até agora, a BH Airport investiu R$ 870 milhões em obras em Confins, sendo R$ 750 milhões no novo terminal. No médio prazo, o grupo estuda construir um edifício-garagem. 

Para o ano que vem, de acordo com o presidente da BH Airport, Paulo César Rangel, está previsto o início da instalação de empresas no aeroporto indústria.

“Estamos em negociação com o governo do Estado para avançar o projeto e também com a Receita Federal, já que precisaremos de uma área alfandegária”, destacou. A ampliação da área destinada à atividade industrial pode acompanhar a construção da segunda pista do terminal, conforme Rangel. 

A nova pista, com 2.500 metros de extensão, precisa ser concluída até o ano de 2020, ou quando a movimentação de pousos e decolagens atingir 198 mil por ano. Para 2016, a previsão é de que o ano termine com cerca de 105 mil.

Voos domésticos

Paulo César Rangel, criticou a possibilidade de retomada de voos domésticos no Aeroporto da Pampulha, durante a cerimônia de inauguração do novo terminal de Confins.

“É importante que tenhamos um aeroporto de referência, forte, para atrairmos mais voos nacionais e internacionais”, observou diante do ministro dos Transportes, Maurício Quintela, de representantes da Anac e da Infraero.

Propostas de retomada de voos para a Pampulha, ano que vem, têm sido estudadas pela Infraero, como adiantou o Hoje em Dia no último mês de novembro.

Capacidade

O novo espaço em Confins dobra o volume de passageiros do local para 22 milhões/ano. Para 2016, são esperados 10 milhões.

O Terminal 2 começa a ser utilizado para voos domésticos no próximo dia 11. Já os voos internacionais, que hoje operam a partir do Terminal 3, que é provisório, migrarão para o novo prédio em janeiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por