Procuradoria do MPF afirma que Lula 'participou ativamente' de corrupção na Petrobras

Da redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
05/08/2016 às 12:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:11
Presidente deu entrevista exclusiva a canal de TV (Nelson Almeida)

Presidente deu entrevista exclusiva a canal de TV (Nelson Almeida)

O Ministério Público Federal defendeu a competência do juiz federal Sérgio Moro para julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirma que o petista ‘participou ativamente do esquema criminoso’ na Petrobrás. 

O documento, de 3 de agosto, tem 70 páginas e é assinado por quatro procuradores da República que compõem a força-tarefa da Operação Lava Jato. É o mais contundente parecer já elaborado pelo Ministério Público Federal contra Lula.

“Considerando os dados colhidos no âmbito da Operação Lava Jato, há elementos de prova de que Lula participou ativamente do esquema criminoso engendrado em desfavor da Petrobrás, e também de que recebeu, direta e indiretamente, vantagens indevidas decorrentes dessa estrutura delituosa”, acusam os procuradores.

A manifestação é uma resposta à ofensiva da defesa de Lula que, em exceção de incompetência, alega parcialidade do juiz Moro para conduzir as investigações contra o ex-presidente. A Lava Jato suspeita que Lula é o verdadeiro proprietário do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), e do tríplex 164-A no Guarujá – os advogados de Lula negam taxativamente que ele possua tais propriedades. A investigação também mira a LILS, empresa de palestras do ex-presidente.

As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por