Rússia informa que Cruz Vermelha levará comboio humanitário a cidades ucranianas

AFP
12/08/2014 às 14:51.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:45
 (Anatolli Stepanov)

(Anatolli Stepanov)

Com o veto do governo ucraniano à passagem de tropas russas pelo país, a Rússia anunciou nesta terça-feira (12) que a entrada do comboio humanitário na Ucrânia será feita por meio da Cruz Vermelha Internacional.

Os mantimentos serão levados pelos russos até um posto fronteiriço perto da cidade russa de Shebekino e, a partir desse momento, a carga ficará sob controle da organização humanitária.

A informação foi divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo em um comunicado oficial. "Depois de cruzar a fronteira russo-ucraniana, a coluna ficará sob supervisão da Cruz Vermelha Internacional", diz trecho do documento.

Até agora, o governo russo assegura que a entrega da ajuda humanitária - alimentos, medicamentos e equipamentos elétricos - para as populações de Donetsk e Lugansk foi acordada com a Cruz Vermelha e com as autoridades ucranianas. O governo ucraniano e a Cruz Vermelha, no entanto, negam a informação.

O comunicado russo faz referência à "surpresa" de Moscou com declarações ucranianas "sobre uma suposta falta de acordo sobre a rota do comboio e todas as novas exigências logísticas", e afirma que Moscou "cedeu a todos os desejos da parte ucraniana", desde "a rota à revisão da carga".

Segundo o comunicado, o comboio é composto por 262 caminhões que transportam nomeadamente 400 toneladas de cereais, 100 toneladas de açúcar, 62 toneladas de alimentos para bebês, 54 toneladas de medicamentos, 12 mil sacos de dormir e 69 geradores elétricos de diferentes potências.

Segundo as agências russas, o comboio deverá parar nesta terça-feira à noite na região russa de Voronezh, seguindo viagem na quarta (13).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por