Comemorado na semana seguinte à liberação do saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que beneficiou 4,8 milhões de trabalhadores no país e quase 500 mil em Minas, o Dia Internacional do Consumidor, celebrado hoje, serviu como motivo extra para as grandes redes do varejo, tanto nas lojas físicas quanto virtuais, lançarem campanhas com descontos que vão até 60%.

Até amanhã, todas as lojas Extra, por exemplo, terão uma seleção de produtos com preços até 60% mais baratos. A campanha abrange hipermercados e supermercados da rede, além do site, nas seções de eletro, têxtil, bazar, itens perecíveis, mercearia, drogaria, animais de estimação e postos de combustíveis. Para garantir o poder de compra, o cliente pode parcelar os itens em até 20 vezes no cartão da marca.

De carona no calendário de saque do FGTS, folders e um guia com informações importantes sobre a dinâmica da retirada dos recursos serão distribuídos para a clientela.

“Com a oportunidade de ter um dinheiro inesperado na mão, a rede também reforça seu papel de parceiro do cliente ao orientar a utilização dessa renda de forma inteligente, sem se endividar e aproveitando as melhores oportunidades para renovar os ambientes da casa com aqueles eletrodomésticos tão desejados”, disse Eandres Aguiar, gerente de marketing do Extra.

Casas Bahia e Ponto Frio também terão ação inédita nas lojas e sites. Até 7 de abril, mais de 180 unidades das duas lojas contarão com consultores contratados e identificados para tirar dúvidas e verificar o saldo de resgate do FGTS disponível. Os clientes interessados no serviço precisam estar munidos de CPF, PIS e senha do Cartão Cidadão. As demais lojas também prestarão consultoria, só que no setor de crediário.

Os sites das redes também contarão com um tutorial para ajudar os clientes. Os consumidores inadimplentes serão comunicados por meio de contatos via mala direta, e-mail ou SMS e poderão comparecer às lojas para regularizar os débitos nos carnês e cartões de crédito em condições especiais definidas especialmente para a ocasião.

Para alavancar as vendas, Casas Bahia e Ponto Frio lançaram a Semana do Consumidor, que termina hoje, com ofertas em itens como eletrodomésticos, smartphones, móveis e informática. Entre os exemplos estão lavadora Electrolux com capacidade de 8 quilos por R$ 899, cama box por R$ 799, refrigerador Electrolux por R$ 1.399 e Notebook Positivo 2GB, de R$ 1.099.

Nas lojas Ricardo Eletro, os descontos anunciados no site da empresa chegam a 50%, além de frete grátis para alguns produtos.

Já no Magazine Luiza, a ação de comemoração ao Dia do Consumidor vai até o dia 18. Vendedores das mais de 790 lojas da rede vão explicar aos clientes o que é e como funciona a ferramenta consumidor.gov.br, site criado em favor do consumidor. A campanha busca a conscientização sobre direitos.