O procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, participa nesta sexta-feira (12), na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do encerramento do 'Seminário de Ciências Penais', que neste ano presta homenagem póstuma ao advogado Jair Leonardo Lopes. Mineiro de Belo Horizonte e ex-aluno da Faculdade de Direito da UFMG, onde se formou em 1979, o procurador -geral da República, Rodrigo Janot, fará palestra aberta ao público, a partir das 9h30, no auditório ‘Maximum Alberto Deodato’, na Faculdade de Direito (Av. João Pinheiro, 100 – Centro – BH).

Realizado pelos professores do departamento de Direito Penal, o evento tem por objetivo despertar a consciência crítica para o exercício das carreiras criminais, as conferências abordarão os direitos individuais e supra individuais, a criminalidade econômica, os novos desafios das ciências penais, a Justiça internacional penal, a delação premiada e a paridade de armas no processo penal e outros temas da atualidade.

O homenageado, professor emérito da Casa de Afonso Pena, Jair Leonardo Lopes, é considerado o maior penalista de Minas Gerais e um dos melhores do Brasil. Além de lecionar na escola, Jair foi vice-diretor e coordenador dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Direito. Advogado, professor e desembargador, Jair Leonardo faleceu no ano passado, aos 92 anos.