A região do Triângulo Mineiro é destaque na produção e venda de pescados. E para alavancar a economia nas cidades da região, o Governo de Minas realiza a segunda edição do Seminário Regional de Aquicultura e Pesca, marcado para a próxima segunda-feira (18), no auditório do campus da Universidade Federal de Uberlândia. 

Para o secretário de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, o seminário será um importante momento para debater sobre os trâmites legais de produção e escoamento e esclarecer dúvidas. "Em muitas visitas ouvimos dúvidas dos agricultores familiares quanto aos processos de produção e venda do peixe”, afirma.

Já a diretora de Pesca da Seda, Izabella Resende, disse que o a região possui um potencial hídrico significativo, com temperaturas adequadas e mercado promissor para a criação de peixes. “A região possui hidrelétricas, inclusive localizadas no entorno de Uberlândia, sendo a piscicultura considerada uma alternativa de geração de renda às populações ribeirinhas. A considerável extensão dos lagos e o grande número de rios nesta região são também uma oportunidade para a pesca esportiva e o fortalecimento dos circuitos turísticos que movimentam outros setores econômicos”, disse Resende. 

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail caio.carvalho@agrario.mg.gov.br.

Semana do Peixe

O evento integra a programação da “ XIV Semana do Peixe”, campanha nacional que teve como objetivo o fomento do consumo de pescado no Brasil e divulgação dos benefícios deste alimento.

A campanha incentiva, por exemplo,  ações promocionais no varejo e na rede de food service.

* Fonte: Seda