#POSTHD Conteúdo Patrocinado

Um médico dando o retorno de um exame ao paciente, a construção de um edifício de 25 andares, Leonardo da Vinci pintando sua obra prima. Aparentemente, nada em comum. Mas, em uma reflexão mais aprofundada, fica explícito o aspecto que aproxima as três ações supracitadas: matemática. A capacidade de interpretar números do médico para dar um retorno preciso para o enfermo; os cálculos perfeitos do engenheiro para manter toneladas de concreto em pé; a sagacidade dos ângulos escolhidos por Da Vinci para retratar o enigmático sorriso de Mona Lisa. 

Considerando essa universalidade da maior das ciências exatas, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chega em 2017 a sua 14ª edição com o tema “A Matemática Está em Tudo”. Em Minas Gerais, a SNCT acontece dentro da Arena Experience na FINIT, que ocupa o Expominas de Belo Horizonte, de terça-feira (31) a 4 de novembro.

A SNCT acontece no Brasil desde 2004, consolidando-se como o maior evento de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo. O evento apresenta, de maneira simples, divertida e didática, os avanços da ciência e os resultados do desenvolvimento tecnológico nacionais e internacionais, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Para escolher a temática deste ano, o evento considerou pesquisas e estudos que apontam a matemática como uma matéria tida como difícil por muitos estudantes. Na avaliação educacional internacional Pisa, o desempenho dos alunos na disciplina foi o pior entre as habilidades analisadas, com uma queda significativa na nota do país da penúltima (2012) para a última edição (2015) – de 389 para 377. Com isso, o objetivo é mostrar como a matemática está inserida no dia-a- dia das pessoas, aproximando a produção científica e tecnológica dos estudantes.

Pelo Brasil

A SNCT é um evento que ocorre simultaneamente por todo o país. Em 2017, já está confirmada a participação de 23 estados. Mas, a edição mineira se destaca: com o diferencial de acontecer dentro de uma das maiores feiras do segmento na América Latina, o estado é um dos líderes no número de atividades cadastradas. Foram selecionados para apresentação 31 projetos das mais prestigiadas universidades, instituições e centros de pesquisa de Minas Gerais, como UFMG, UFV, Senai, Hemominas e IFMG.

Programação completa e projetos selecionados podem ser acessados no aqui. Com entrada gratuita, os interessados podem se inscrever aqui.

Sobre a FINIT         
 
Depois do grande sucesso de sua primeira edição em 2016, a FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia) retorna este ano ao Expominas, em Belo Horizonte, ainda maior e com mais conteúdo. A Feira vai reunir, em um só lugar, grandes e consolidados eventos e palestrantes nacionais e internacionais, além de um público bem diverso, composto por startups, empresas, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais da área de tecnologia e demais interessados. 

A FINIT abrigará, na edição de 2017, a segunda Campus Party Minas Gerais; aArena de Negócios, que promete conectar grandes empresas e startups; a Arena Experience, que vai promover uma série de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e a inovação. A FINIT é uma iniciativa pioneira realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).
 
Serviço
 
SNCT na FINIT 2017
De 31 de outubro a 4 de novembro
Local: Expominas (Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte)
Programação completa :finitmg.com.br
Inscrições gratuitas: finitmg.com.br/inscreva-se

Leia mais:
FINIT transforma BH na capital da inovação