Em uma temporada que misturou estações, esta São Paulo Fashion Week teve cinco dias intensos. Entre apresentações sólidas dos estilistas veteranos e coleções cheias de frescor das marcas jovens, a semana de moda rendeu algumas tendências que despertaram desejo imediato - e prometem chegar logo às ruas. Confira os destaques a seguir.

Babados

Em sintonia com o clima de escapismo que tomou conta de alguns dos desfiles, os babados estão de volta trazendo uma dose de romantismo às produções. Para evitar cair no visual infantil, marcas como Reinaldo Lourenço combinaram as múltiplas camadas de tecido a peças mais pesadas, como a calça de couro.

Linho

O material foi aposta tanto de marcas jovens, como a estreante - e muito cool - Handred, e também de veteranos como Ronaldo Fraga. Camisas, blazers e vestidos de linho prometem compor looks frescos e sofisticados no próximo verão.

Franjas

As franjas estão de volta aos holofotes, mas em versão repaginada. No desfile da Modem, elas apareceram com ilhóses e feitas de couro em saias e jaquetas moderninhas. Já na coleção de Lenny Niemeyer, a franja surgiu na cintura de vestidos longos e fluidos, em uma mistura interessante de texturas.

Tons pastel

A cartela de cores lavadas dominou desfiles como Lilly Sarti e Lenny Niemeyer, marcando presença também em looks pontuais das coleções da Osklen e da Modem. Os tons pastel ficam ainda mais interessantes quando usados em peças clássicas e modelagens soltas, que contrastam com o adocicado de rosas, azuis e amarelos clarinhos.

Looks monocromáticos

Alguns dos looks que mais provocaram desejo nesta SPFW eram monocromáticos. Depois do sucesso nas passarelas, as produções de uma cor só têm potencial para conquistar também as ruas nesta estação.