Tecnologia amplia a validade dos produtos sem a perda do sabor e da qualidade

Tatiana Lagôa
tlagoa@hojeemdia.com.br
18/11/2016 às 22:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:43
 (Rafael Carrieri/Divulgação)

(Rafael Carrieri/Divulgação)

Passados os anos iniciais de adequação à nova realidade de mercado, o antigo Buffet Faleiro, que se tornou a Faleiro Food Service (especializado na produção de salgados, sobremesas e refeições prontas e congeladas vendidas no varejo) inova mais uma vez. A aposta do momento é nas chamadas embalagens com atmosfera modificada, que ampliam o tempo de validade dos produtos sem perda de sabor e qualidade.

A tecnologia, que passou a ser utilizada pela empresa nesse semestre, permitiu que o tempo de exposição dos produtos feitos por ela passasse de 24 horas para 14 dias. Uma validade maior só era permitida com freezer.

Apesar desse tipo de embalagem já estar presente nas indústrias alimentícias, a Faleiro foi a primeira a usá-la em uma linha de salgados. A estratégia de trazer a tecnologia para a empresa demandou um investimento de R$ 300 mil na aquisição de equipamentos alemães. A embalagem é uma mistura de gases inertes que impedem a entrada do oxigênio e a proliferação de bactérias.

O esforço gerou resultados logo no primeiro mês de utilização, com a ampliação de 400 pontos de venda dos produtos. “As embalagens permitem que pontos de venda sem freezer possam vender nossos salgados. Além disso, facilita a logística para a venda em locais mais distantes”, afirma o diretor-presidente da empresa, Antônio Faleiro Neto.

Esse foi apenas um dos inúmeros investimentos que a empresa está recebendo para expandir frentes de atuação. Em uma primeira fase, iniciada em 2014, foram aportados R$ 3 milhões para compra e adequação de terrenos na capital para implementação da fábrica. Em um segundo momento, foram gastos R$ 2 milhões em infraestrutura e compra de equipamentos.

Na última fase da expansão, em curso, serão aportados mais R$ 3,5 milhões para ampliação da fábrica com vistas ao lançamento de uma linha complementar. Faleiro não adianta qual tipo de produto estará nessa linha. Mas garante que estará nas prateleiras no primeiro trimestre de 2017 e que é voltada para o café da manhã. O volume de produção da nova linha será de 80 toneladas por mês.

Por dia, a empresa produz 100 mil unidades de salgados, 5 mil sobremesas e 4 mil refeições atualmente. Em um curto prazo, esses números serão ampliados com a entrada dos novos produtos.

Com tanto investimento, a empresa teve uma elevação de 31% no faturamento de janeiro a outubro, comparado com o mesmo período de 2015. Para o fim do ano, o esperado é um crescimento em torno de 40%.

  

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