Teste: Chevrolet Tracker abençoado pelo ESP

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
08/06/2018 às 18:52.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:30
 (Marcelo Ramos)

(Marcelo Ramos)

O fim das cotas de importação fez bem para as vendas do Chevrolet Tracker. Importado do México, ele é o utilitário-esportivo (SUV) mais bem colocado do mercado. Com 11,4 mil unidades, é o sétimo colocado no ranking de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), vende mais que os franceses Renault Duster e Captur e está a menos de 2 mil unidades de distância do Ford EcoSport, fabricado na unidade baiana de Camaçari.

Não que o fim da cota imposta pelo programa Inovar Auto tenha deixado o Tracker mais barato. Pelo contrário! O jipinho encareceu cerca de R$ 5 mil nos últimos 12 meses. Mas, sem a restrição de volume, a General Motors tem feito esforço maior para vendê-lo e o coloca como uma opção mais viável que o irmão maior, o Equinox, que parte de R$ 137 mil.

Testamos a versão topo de linha Premier, que parte de R$ 99.490. A unidade avaliada sai por 102.690, uma vez que conta com pacote de itens como airbag duplo nas laterais, cortinas e sistemas de alerta de colisão frontal e mudança de faixa.

A versão substituiu a antiga LTZ. Em termos de conteúdo, a grande novidade é a inclusão do controle de estabilidade (ESP), que não figura na lista de equipamentos da versão básica LT.

A inclusão do motor turbo 1.4 de 153 cv deu um novo fôlego ao Tracker, que era equipado com a antiga unidade 1.8 de 140 cv, também usada no Cruze de geração passada. O motor deixou o jipinho mais moderno e eficiente, colocando-o bem à frente dos concorrentes vendidos no Brasil.

O Tracker é o único jipinho equipado com motor flex turbo e transmissão automática, que lhe oferece um grande ganho em eficiência e conforto.

Raio-x Chevrolet Tracker 1.4 Premier

O QUE É?
Utilitário-esportivo (SUV) compacto, quatro portas e cinco lugares

ONDE É FEITO?
Fabricado na unidade da General Motors no México

QUANTO CUSTA?
Base: R$ 99.490
Testado: R$ 103.690

COM QUEM CONCORRE?
O Tracker se posiciona no segmento mais concorrido dos SUV’s, apesar de ter apenas o Peugeot 2008 Grife 1.6 THP (R$ 89.990) como rival que utiliza motor turbo, e concorre também com o Ford EcoSport Titanium 2.0 (R$ 96.990), Honda HR-V EXL 1.8 (R$ 103.990), Hyundai Creta Prestige 2.0 (R$ 102.480), Jeep Renegade Limited 1.8 (R$ 98.490) e Mitsubishi ASX 2.0 (R$ 102.490). 

NO DIA A DIA
O Tracker é um jipinho urbano por função. Apesar de encarar pequenos obstáculos sem raspar a parte inferior do para-choque, é baixinho e conta apenas com tração dianteira. Bem construído e com acabamento refinado, com direito a couro no painel, o SUV mexicano oferece bom espaço interno para cinco ocupantes com seus 2.55 metros de distância entre-eixos. 

O porta-malas, por sua vez, leva só 305 litros. Ele perdeu muito espaço para a acomodação do pneu estepe. O utilitário também tem pacote de conteúdo farto com direito a multimídia com conexão Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré, bancos revestidos em couro com ajuste elétrico para o motorista, teto solar elétrico, luz diurna (DRL) em LED, airbags laterais e cortina, rodas aro 18, dentre outros mimos.

MOTOR E TRANSMISSÃO
A inclusão do motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,9 mkgf oferece força em qualquer regime e o casamento com transmissão de seis marchas sempre busca a forma mais eficiente de condução. Quando solicitado, o motor enche rápido e acelera com força. A caixa só peca pela posição dos botões do modo manual, no pomo da alavanca ao invés de borboletas, o que obriga o motorista a tirar a mão do volante. 

COMO BEBE?
Abastecida com gasolina, a unidade testada registrou média de 10,8 km/l no combinado entre trajeto urbano e rodoviário.

SUSPENSÃO E FREIOS
O Tracker utiliza conjunto de suspensão de eixo rígido na traseira e McPherson na dianteira. O conjunto tem acerto voltado para o conforto, absorvendo bem as irregularidades do piso. A altura livre do solo permite passeios em estradas de terra, nas não é apto terrenos acidentados.

Os freios contam com discos no eixo dianteiro e tambor no traseiro. Ele ainda conta com assistente de partida em rampa “Hill Hold”, além do controle de estabilidade (ESP), exclusivo para a versão. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por