No Brasil é comum encontrar automóveis vendidos como esportivos, mas que na verdade são apenas versões enfeitadas de plásticos e outros penduricalhos e que não trazem nenhum tipo de ganho de desempenho. São os chamados “esportivados” ou “esportivos cosméticos”. Mas o leitor pode chamar do que quiser. Outro fenômeno são os compactos com motores de baixa cilindrada e adição de turbocompressor, que foram projetados para oferecer eficiência, mas o consumidor acredita que sejam carros de corridas. Há leitores que já achincalharam este escriba por ter dito que o Polo 200 TSI não é esportivo. E não é mesmo!

Diante disso, resolvemos enfileirar três esportivos natos, com potência superior a 200 cv e preços abaixo dos R$ 200 mil, para comprovar que existem outros duzentos além do emblema do Volkswagen. E vamos por ordem alfabética:

Honda Civic Si
A terceira geração do Civic Si (comercializada no Brasil) chegou há poucas semanas e figura como um esportivo para quem é bom de braço. O cupê japonês é equipado com o motor turbo 1.5, que aqui é utilizado na versão Touring do Civic sedã. No entanto, a potência foi reajustada para 208 cv e seu torque para 26,5 kgf.m a baixos 2.100 rpm. Sem frescuras, ele não oferece bancos de couro e a transmissão é manual de seis marchas, com engates curtos, que até parece fliperama de corrida. Por outro lado, oferece toda assistência como controles de tração e estabilidade. Preço: R$ 159.900.

 

Mini John Cooper Works

Mini Cooper

Se existe um esportivo nervoso e com dirigibilidade de um kart, este carro é o Mini JCW. A versão de alto desempenho do carrinho inglês é equipada com motor 2.0 turbo reajustado para 231 cv 32,1 mkgf de torque, além de suspensão e freios esportivos. Números que fazem dele um pequeno diabo sobre o asfalto, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. Cheio de luxos, tem bancos e volantes em couro, projeto de velocidade, instrumentos sobre o volante e transmissão automática de seis marchas. Preço: R$ 169.950. 

 

Volkswagen Golf GTI

Golf GTI

O GTI é um dos mais polivalentes deste trio de esportivos. É o único que oferece quatro portas e é capaz de se passar por um automóvel familiar comportado e um esportivo insano ao mesmo tempo. O motor TSI 2.0 de 220 cv e 35,7 mkgf de torque fazem dele um automóvel que não aceita desaforo. A transmissão DSG de seis marchas tem trocas extremamente rápidas e a suspensão firme garante ótima performance. Recheado de mimos, o hatch tem acabamento impecável e um pacote de equipamentos farto. O preço: R$ 134.870.