Trio mineiro quer espaço nas mesa dos americanos

Heraldo Leite
Hoje em Dia - Belo Horizonte
27/06/2017 às 18:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:17
 (Forno de Minas/Divulgação)

(Forno de Minas/Divulgação)

Café, cachaça e pão de queijo. Três produtos dos mais simbólicos da gastronomia mineira começam a ganhar o mundo e participaram da maior feira de alimentação gourmet em todo o mundo, encerrada ontem, em Nova York (EUA) – a Summer Fancy Foods. Durante os três dias do evento, o café orgânico da Klem Organics, o pão de queijo da Forno de Minas e a aguardente da Cachaça Salinas foram degustados e apreciados por um público estimado em 47 mil visitantes profissionais. Ao todo, a Summer Fancy reuniu 2.500 expositores de 55 países. Além das três mineiras, outras 20 empresas estampavam o selo Made In Brazil.

Esta foi a 63ª edição da feira que representa um nicho de mercado conhecido como ‘specialty foods’ (comidas de especialidade, numa tradução livre). São alimentos incluídos dentro da categoria gourmet, exóticos ou regionais, saudáveis e funcionais. A feira contou, ainda, com temperos e especiarias. Do Brasil, além do trio mineiro, foram despachadas generosas amostras de açaí, água de coco e tapioca.


Entre as mais experientes no mercado internacional, a Forno de Minas começou suas exportações ainda na década de 1990. No começo, o pão de queijo atraia somente os brasileiros que moram nos Estados Unidos. Aos poucos, o mais mineiro dos salgados foi ganhando mercados como o Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Peru, Uruguai, Emirados Árabes e Japão. “Atualmente as exportações representam mais de 5% e a projeção é de chegarem a 20%”, informa a gerente de comércio exterior da Forno de Minas, Gabriela Cioba.
SALINAS
Outro produto que foi levado para os EUA por brasileiros foi a cachaça. E com um nome forte e tradicional no Brasil, a Cachaça Salinas começou a ser exportada no ano passado. Hoje, o mercado internacional já representa 2% do volume de vendas da empresa. “Estamos, basicamente, em Massachusetts e na Flórida, mas já criamos oportunidades nos estados de Nova Jersey, Nevada, Texas e Califórnia”, informa um dos responsáveis pelo setor comercial da Salinas, Thiago Medrado.

“Há muito potencial e estamos investindo para adequar nosso produto às exigências do consumidor norte-americano. Embora nosso produto cheque a um custo mais elevado, o consumidor paga mais para ter um produto de qualidade”, acrescenta Medrado. Para abrir o apetite do mercado, a Salinas escolheu as cachaças Cristalina e Umburana.
 

CAFÉ
Com previsão de chegada hoje aos Estados Unidos, o primeiro contêiner com café da Klem Organics significa mais uma etapa da empresa que busca posições no competitivo mercado internacional de produtos orgânicos. As primeiras prospecções começaram no ano passado, com a oferta do chamado ‘café verde’ – produto que é comercializado para torrefadoras que por sua vez podem vendê-lo torrado e moído, agregando sua marca. Mas, durante a Summer Fancy, a Klem apostou no café torrado de olho no consumidor final.


Uma das metas da Klem é comercializar em torno de 35 toneladas de seu produto – plantado e colhido nas Fazendas Klem, em Luisburgo, Zona da Mata. 


“Já participamos de outras feiras em Chicago e Seattle e estamos motivados a levar nossa qualidade para a mesa do norte-americano”, estimou um dos sócios da Klem Organics, Euler Alves Brandão.

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