Belo Horizonte está hoje entre os 25 melhores destinos da América Latina para se fazer negócios e o quarto destino nacional, segundo estudo anual da America Economia Intelligence. O ranking leva em conta índices como o capital humano, dinamismo econômico, infraestrutura e conectividade, marco político e social, bem como sustentabilidade. Por isso, vem crescendo na capital mineira o sistema de curta hospedagem em sua hotelaria, quando o hóspede pode permanecer no hotel por até três horas por um custo menor.

O sistema adotado a partir de março de 2015 cresce principalmente entre os executivos, após Belo Horizonte ter sido uma das cidades sede da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo 2014, quando recebeu importantes investimentos, entre eles a melhoria da mobilidade urbana, a construção de novos hotéis e espaços para realização de eventos. Hoje, a capital mineira conta com uma rede hoteleira internacional e mais de 160 empreendimentos entre hotéis, apart-hotéis, pousadas e albergues, oferecendo mais de 31 mil leitos.

O novo sistema de hospedagem foi criado pela empresa HotelQuando.com, uma startup do setor hoteleiro com um modelo que mudou a forma dos clientes realizarem reservas, pensando no executivo que precisa viajar frequentemente a negócios, mas não necessariamente passar tanto tempo dentro de um hotel. Por meio da plataforma é possível fazer reservas por pacotes de 3h, 6h, 9h ou 12 horas, por um preço justo.

“Além de pagar menos e usufruir apenas o tempo que realmente necessita no hotel, hóspede não precisa fazer hora num restaurante ou café enquanto espera pela reunião ou evento, ou perder horas no aeroporto esperando pelo voo por não ter onde ir ou ficar”, observa Pedro Xavier, cofundador do HotelQuando. “Nosso principal cliente é o corporativo. Profissionais liberais e executivos de diversas empresas que precisam de hotel por um período mais curto que a diária, seja para tomar um banho, descansar ou esperar um voo”, observa. No caso de Belo Horizonte, o sistema pode ser usado por pessoas que vêm apenas para uma consulta médica para voltar em seguida a seu local de origem, por exemplo. 

Tendência
Conforme Xavier informou ao Hoje em Dia, as grandes redes de hotelaria já perceberam que este é o caminho e estão aderindo rapidamente à proposta. Hoje, já são mais de 400 hotéis parceiros espalhados pelo Brasil, sendo 21 em Belo Horizonte. “O negócio é bom também para os hotéis, pois oferece diferencial competitivo, atrai novos hóspedes e permite rentabilizar ao máximo cada quarto, podendo até mesmo vendê-lo mais de uma vez ao dia”, ressaltou.

Mas a proposta não é lotar o hotel com vendas da HotelQuando. “Até porque cadastramos apenas de dois a quatro quartos. Nossa proposta é gerar uma receita complementar em cima de quartos ociosos, que ficariam vazios. Dentro disso, nossa proposta tem sido executada com êxito. O que vendemos é flexibilidade e novas alternativas de hospedagem em hotéis, independentemente do propósito desse uso. O HotelQuando resolve tanto o problema dos hotéis, que estão alugando os quartos ociosos a um preço justo, como dos clientes, que precisam apenas de algumas horas de hospedagem”, lembra Xavier.

Uma das primeiros a aderir à ideia em Belo Horizonte, a rede de hotéis Boulevard não se arrepende. “A proposta é muito boa, pena que poucas pessoas têm conhecimento dela. Ela veio para atender a uma parcela de clientes muito interessante”, afirmou Flávio Lemos, gerente-geral da rede. Ele observa que o custo maior de um hotel está relacionado ao café da manhã, que este tipo de cliente acaba não usufruindo. “Só gasta lavanderia, quando é o caso, que tem um custo menor”. Por isso ele festeja que a demanda por este tipo de serviço vem sempre crescendo.

Hotéis que estão atuando com o sistema em BH e Grande BH:

Allia Gran Hotel Pampulha Suites
Bristol Alameda Business Hotel
Bristol Convention Hotel - Expominas
Dayrell Hotel e Centro de Convenções
Intercity BH - Raja
Prodigy Confins Airport
Promenade BH Platinum
Promenade Champagnat
Promenade Ianelli
Promenade Pancetti
Promenade Toscanini
Ramada Encore Virginia Luxemburgo
Boulevard Park
Boulevard Plaza
Bristol Merit
Clarion Hotel Lourdes
Go Inn Belo Horizonte
Hotel Sol Belo Horizonte
Linx Confins International Airport
Pampulha Design Hotel
Bristol Lagoa Santa (Aeroporto de Confins)
Super 8 Aeroporto Confins
Ramada Airport Lagoa Santa (Aeroporto de Confins)
Ramada Encore Minascasa
San Diego Mid
San Diego Suítes Pampulha