Cuba é pop! - Reaproximação com os EUA eleva turismo na ilha de Fidel

Da redação
turismo@hojeemdia.com.br
15/06/2016 às 14:43.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:54
 (Agência Brasil)

(Agência Brasil)

Cuba entrou na rota do [/TEXTO]turismo global. Na verdade, a maior ilha do Mar do Caribe sempre atraiu turistas por seu estilo de vida peculiar regido pela mão forte do regime comunista tocado pelos irmãos Fidel e Raul Castro. Mas com aproximação dos Estados Unidos e um possível fim do embargo a ilha, o turismo em Cuba aqueceu, não apenas porque o país ficou mais “acessível”, mas porque muita gente quer ir a Cuba antes que ela se torne uma nova Disney. 

Este ano Cuba já recebeu dois milhões de turistas estrangeiros, uma cifra que encaminha a ilha para um recorde de visitantes após o início das conversações diplomáticas com os EUA. O ministério do Turismo destacou em um comunicado que a ilha alcançou em 12 de junho os “dois milhões de visitas”, 27 dias antes com relação ao ano passado.

A cifra representa um avanço de 12% com relação ao primeiro semestre de 2015. Canadá, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, França, Itália, Espanha, México e Argentina contribuíram “de forma significativa” com o crescimento do turismo em Cuba.

No ano passado, o país recebeu 3,5 milhões de turistas, 17% a mais que em 2014. Até o final de 2016, espera chegar aos 3,85 milhões de visitantes. Só as visitas procedentes dos Estados Unidos tinham aumentado 93% até abril passado, com respeito ao mesmo período de 2015, e alcançado os 94 mil norte-americanos, segundo o ministério do Turismo. 

Os americanos que viajam para a ilha como visitantes, pois devido ao embargo em vigor desde 1962 ainda não estão autorizados a fazer turismo livremente. Mesmo assim, o governo de Barack Obama - que restabeleceu relações diplomáticas com Cuba em julho de 2015 - flexibilizou algumas restrições e propiciou o aumento das viagens.

Com o aumento de turistas, a ilha enfrenta “o desafio”, não mais de atrair visitantes, mas de gerir sua maciça chegada, disse em março o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, na abertura de um evento em Berlim.

As autoridades cubanas realizam projetos de renovação e construção de hotéis para atender o crescente fluxo de turistas, segunda fonte de divisas depois dos serviços médicos.

Em 2015, a receita com o turismo foi de US$ 2,8 bilhões. “Além de continuar elevando a qualidade dos nossos serviços e continuar diversificando o produto turístico, também se concluem novas capacidades hoteleiras em importantes polos como Havana, Varadero, Cayo Santa María e Holguín”, observou o ministério do Turismo.
(*)Com AFP

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por