De 18 de julho a 30 de agosto, Salzburgo promove o seu festival de verão

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
17/05/2015 às 10:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:03
 (Salzburg Tourism)

(Salzburg Tourism)

Em 1975, o tenor espanhol Plácido Domingo – então já considerado um dos grandes de sua geração, ao lado de Luciano Pavarotti e, um pouco mais tarde, José Carreras – fazia sua primeira apresentação no Festival de Verão de Salzburgo, o mais importante do mundo. Neste ano, o Festival irá homenagear os 40 anos da estreia de Domingo no principal evento artístico da Áustria.
O Festival de Verão de Salzburgo deste ano vai de 18 de julho a 30 de agosto. No dia 8 de agosto, estreia a pequena temporada da ópera “Il Trovatore”, de Giuseppe Verdi, com a presença de Plácido Domingo em sua última aparição como o Conde de Luna, um papel de barítono, tessitura à qual Domingo tem se dedicado nos últimos anos, já que, com a idade, a voz de tenor “escureceu”, como se diz no meio da música lírica, e ficou mais difícil fazer papéis de tenor, como o de Manrico, o herói do “Trovatore”. O espanhol, naturalizado mexicano, está com 74 anos.   Antes da ópera, no dia 30 de julho, Domingo dará um concerto de gala, celebrando seus 40 anos de Festival de Salzburgo. Sua estreia, em 1975, foi no papel-título da ópera “Don Carlo”, também de Verdi, sob a regência do legendário maestro austríaco Herbert Von Karajan. Que, aliás, nasceu em Salzburgo.
Desde então, sempre como tenor, Domingo se apresentou em montagens completas das óperas “Les Contes d’Hoffmann, Un Ballo in Maschera” e “Il Trovatore”, no Großes Festspielhaus (principal teatro do Festival. E em forma de recitais nas óperas “Parsifal”, “Sansão e Dalila”, “Tamerlano” e Giovanna d’Arco”, além de outros concertos.   O cenário não poderia ser mais convidativo. Salzburgo é a terra de Wolfgang Amadeus Mozart. Também é do citado Karajan. Sem falar que a Áustria é a pátria de outros grandes da música clássica, como Franz Schubert, Johann Strauss, Joseph Haydn, entre tantos outros.
E para completar o charme irresistível da cidade, Salzburgo foi o cenário do clássico filme “A Noviça Rebelde” (“The Sound of Music”). Imperdível.   Terra de Mozart é cenário de cinema
A música está no ar em Salzburgo. No ar, nos teatros, nas igrejas, nas praças e nos parques da cidade onde nasceu Mozart e que serviu de cenário para o filme “A Noviça Rebelde” (“The Sound of Music”), de 1965.
Se você já está de viagem marcada para a Áustria, ou ainda não se decidiu quanto ao seu destino de viagem em julho ou agosto, e – principalmente – se aprecia música clássica, ópera e teatro, então vai aí uma dica preciosíssima: o Festival de Verão de Salzburgo.
Salzburg, a quarta maior cidade da Áustria, com 145 mil habitantes, é muito conhecida por seus cafés, seus doces refinados, seus jardins muito floridos durante a primavera e o verão, seus palácios, igrejas e mosteiros.
Também é famosa pela música, especialmente no período do festival (de 18 de julho a 30 de agosto).

Junto ao Salzach   O Rio Salzach emoldura a paisagem e define o clima da cidade. Salzburg é romântica por natureza, com suas ruas estreitas e casas altas, grudadas umas nas outras. É melodiosa e caprichosa, com detalhes que vão de pequenos anjinhos adornando as escadarias das antigas mansões a plaquetas e avisos iluminados da Getreidegasse – considerada, por muitos, como a mais bela rua do mundo. Certamente, é a mais fotografada da cidade.   A maior parte das atrações do Festival de Salzburgo é paga. São concertos, recitais e montagens de ópera e de teatro. Elas acontecem em teatros, igrejas, catedrais e grandes salões, como o Mozarteum e a Haus fur Mozart, além do Grande Salão do Festival. Mas há atrações gratuitas, como as apresentações de música de câmera e “highlights” de óperas.  

Como ir
Há pacotes com aéreo e hospedagem em Salzburg (hotel Lasserhof Salzburg) a partir de R$ 7.283 por pessoa, no Expedia.com. Companhias: TAM, Lufthansa, TAP e Austrian.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por