Dicas de turismo próximo de Belo Horizonte

Da Redação
turismo@hojeemdia.com.br
26/10/2016 às 19:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:23
 (Eugênio Moraes/Arquivo)

(Eugênio Moraes/Arquivo)

Os feriados de 2 e 15 de novembro poderão ser considerados ‘gordos’ para muita gente que vai emendar com o fim de semana e, por isso, são excelentes oportunidades para o turismo nas proximidades de Belo Horizonte, onde o Circuito do Ouro oferece diversas opções para recreação, lazer, turismo, natureza, cultura e história. 

Há, por exemplo, o Roteiro Entre Cenários da História, repleto de passeios históricos e, por isso, é um dos mais procurados pelos turistas. Em Mariana, a dica é visitar a Praça Minas Gerais, onde pode-se conhecer um pouco da história da primeira vila, cidade e capital de Minas. Além disso, a Mina da Passagem é uma boa opção para saber sobre o ciclo do ouro. E o passeio de trem entre Mariana e Ouro Preto é especial, com belos cenários.

Em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos e o Museu das Reduções são excelentes passeios. O Museu de Congonhas, que é mais tecnológico e moderno, também é interessante. Essas opções inserem as crianças no mundo da história de forma lúdica e educativa. 
Já o Roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas é ideal para quem procura um encontro com a natureza e com a gastronomia. Um passeio que tem atraído cada vez mais turistas é a visita a cervejarias em Nova Lima. A experiência de conhecer o processo de produção das artesanais é única. São nove cervejarias que oferecem roteiros especiais. Em Itabirito, a atração turística é experimentar o pastel de angu na Mercearia Paraopeba. 

Sabores especiais

Em Sabará, um bom roteiro é a visita ao rico centro histórico, bem perto de BH. Na hora da fome, a dica é descobrir os sabores especiais como jabuticaba, licores, ora-pro-nobis e banana. Há inúmeras lojas onde esses e outros produtos são encontrados em variadas formas: doces, salgadas ou em compotas. 

O Roteiro Entre Ruralidades e Personalidades é para quem gosta de curtir o turismo rural. Uma opção é a visita ao museu do tropeiro, em Ipoema, para entender sobre a cultura e história da região. Em Itabira, visita ao Memorial Carlos Drummond de Andrade e aos marcos dos Caminhos Drummondianos para conhecer mais sobre o poeta. Em Nova Era, a dica é visitar a Igreja São José da Lagoa com obras barrocas do entalhador português Francisco Vieira Servas, e visitar a Fazenda da Vargem, um importante entreposto comercial dos tropeiros.

O Roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça oferece opções relevantes de turismo religioso e também pra quem busca belos contatos com a natureza. É um roteiro que oferece oportunidade de conhecer os principais santuários da região. A visita à Serra da Piedade e a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Caeté, são excelentes passeios. De lá, vale uma esticada até o Santuário São João Batista, em Barão de Cocais. No distrito de Cocais, a opção de contato com a natureza é fazer trilha até a Cachoeira de Cocais. Em Santa Bárbara a visita ao centro histórico é importante, principalmente a Matriz de Santo Antônio, com grande acervo barroco, e ao Memorial Afonso Pena. A visita ao Santuário do Caraça, entre Santa Bárbara e Catas Altas, é boa opção tanto religioso quanto para quem quer contato com a natureza. Em Catas Altas, conhecer a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Bicame de Pedras para contemplar a natureza enriquece o passeio. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por