O frio chegou a Monte Verde; temperaturas abaixo dos 4 graus centígrados

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
07/05/2014 às 07:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:28
 (AHPMV/Divulgação)

(AHPMV/Divulgação)

Boa notícia para quem gosta de frio. As temperaturas já baixaram de vez na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas. Assim, Monte Verde já entra, definitivamente, na temporada de inverno – apesar de ainda estarmos no outono –, com todo seu charme, sua variada e boa gastronomia, suas pousadas aconchegantes, suas belas paisagens e as trilhas ecológicas com vistas de tirar o fôlego.

Apesar de toda a fama nacional, considerada a versão “mais simples” de Campos do Jordão e Gramado, Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, que fica a cerca de 490 quilômetros de BH pela BR-351 (rodovia Fernão Dias). Mas o distrito já superou a sede em termos de fama há muito tempo.

Não é para menos. Encravada no meio da Serra da Mantiqueira, na divisa com São Paulo, Monte Verde é conhecida como a “Suíça Mineira”, por conta não apenas da arquitetura de parte da cidade, de inspiração alpina, e de seus restaurantes de culinária europeia (com muita massa e fondue), mas também por causa do clima frio. Na madrugada do último dia 29 de abril, os termômetros de Camanducaia e Monte Verde marcaram 3,4º centígrados, a mais baixa temperatura do ano. E isso é apenas um prenúncio para o auge do outono e o inverno, quando os termômetros facilmente beiram os 0 graus, por vezes ficando abaixo disso. Já aconteceu, por exemplo, no auge do inverno, de as temperaturas chegarem a 8º abaixo de zero!

Aventuras

Durante o dia, nesta época do ano, a temperatura gira entre 15 e 23 graus, o que é ótimo para a prática de trekking.

Monte Verde tem muitas trilhas, com diversos graus de dificuldade. Quase todas as trilhas levam até algum pico da região, alguns deles na divisa com o Estado de São Paulo, como a trilha da Pedra Partida.á de cima, é possível visualizar cidades paulistas como São José dos Campos.

Outros esportes radicais também podem ser praticados em Monte Verde, como rapel, rafting (acredite: tem gente que tem coragem de enfrentar as águas geladas dos rios nesta época do ano) e escalada. Tem ainda passeios em veículos 4x4 e motos.

A partir do fim da tarde, a vila se transforma. O comércio, pequeno, mas sofisticado, fica bem agitado, com muita gente circulando encapotada pela avenida principal e ruas adjacentes.

E na hora que o frio aperta, a melhor opção é entrar num dos muitos bistrôs, cafés e casas de chá para tomar um bom café, um chocolate quente, uma taça de vinho ou uma cerveja daquelas especiais, mais encorpadas, boas para o clima mais frio.

E aí, dá-lhe massas, fondue e truta. Sim, ali é uma região de criação de trutas, e o peixe está presente em diversos restaurantes.

Para os visitantes, a rede hoteleira é bem adequada. A cidade recebe muitos turistas de São Paulo (capital e interior), assim como de Minas Gerais, e tem muitas pousadas tanto na cidade quanto nos arredores.

E quase todas têm em comum aquele charme “rústico-chique”, com chalés de madeira, lareira, alguns com banheira de hidromassagem, e muitos mimos.

Informações: www.ahpmv.com.br.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por