Sabores da gastronomia mineira são destaques de evento em Portugal

Da Redação
turismo@hojeemdia.com.br
30/06/2016 às 09:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:06
 (Divulgação/ Conecte inovação)

(Divulgação/ Conecte inovação)

Os sabores da gastronomia mineira serão um dos destaques do 3º Encontro Ourém-Fátima Minas Gerais, que começa hoje, em Portugal. O evento visa a criar oportunidades comerciais para Minas junto aos mercados europeu e norte-africano, impulsionando negócios e projetos associados ao turismo, gastronomia, cultura, agroindústria, indústria automotiva, dentre outros.

As Faculdades Promove e o Hoje em Dia apoiam o evento e marcam presença com um estande que apresenta iguarias mineiras. “Haverá exposição de produtos típicos da nossa gastronomia, e várias rodadas de pão de queijo com café de Minas a partir de hoje”, afirma o sócio-diretor da Conecte Inovação, Christiano Rocco.

O encontro na cidade portuguesa é uma realização da MGO-ISC Empreendimentos, tem entre os organizadores a Conecte Inovação, com promoção da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e patrocínio da Câmara de Ourém e do Governo mineiro por meio da Exportaminas, unidade de comércio exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
 Divulgação/ Conecte Inovação

NEGÓCIOS - O secretário de Turismo de Minas, Ricardo Faria, e Christiano Rocco




No encerramento do encontro, sábado, as Faculdades Promove e a Escola de Hotelaria de Fátima assinarão um convênio de cooperação para intercâmbio educacional entre Portugal e Minas Gerais.

Para celebrar a importância desta parceria, o chef Jackson Cabral cozinhará uma tonelada de tropeiro. Para tal façanha, o professor e coordenador do curso superior de Tecnologia e Gastronomia das Faculdades Promove de BH terá o auxílio luxuoso dos alunos da escola em Ourém e da equipe Conecte Inovação ao realizar uma “cozinha show”, aberta ao público. “Vamos vender as porções a preços acessíveis. O dinheiro será doado a uma ONG local”, conta Rocco, ressaltando o apoio recebido da prefeitura local.
 Divulgação/ Conecte InovaçãoCOZINHEIROS DO TROPEIRO - Alunos da Escola de Hotelaria de Ourém


Mesas de negociações têm engenharia civil e consultoria, além da gastronomia
Muito além de iguarias como a cachaça, o pão de queijo e os doces, o 3º Encontro Ourém-Minas Gerais surge para fomentar também as áreas da indústria, engenharia civil e consultoria. O evento abre as portas do comércio europeu para empresários mineiros durante quatro dias.

“Eventos como esses são fundamentais para Minas Gerais. Estamos cada vez mais próximos de mercados prioritários como Europa e o Norte da África”, afirma o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Rogério Bellin.


Ontem, durante uma palestra, foi discutida a necessidade de amenizar as barreiras alfandegárias com Portugal por meio de tratados, acordos e a nacionalização de produtos brasileiros na Europa, com destaque para o programa Portugal 2020.

“Por meio deste programa, as companhias vão aprender como ter acesso a um fundo de investimento europeu e poderão, inclusive, receber isenções e cessões de terrenos para instalação”, conta Christiano Rocco, da Conecte Inovação.

Durante o evento, a Conecte vai lançar o “Festival Ouro de Minas”, uma iniciativa que pretende se tornar “embaixadora mundial” dos valores históricos, religiosos, culturais e gastronômicos de Minas Gerais. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por