Tradição das cidades históricas de Minas fala mais alto na Semana Santa

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
02/04/2014 às 07:30.
Atualizado em 18/11/2021 às 01:53
 (Maurício de Souza/Hoje em Dia)

(Maurício de Souza/Hoje em Dia)

Está chegando o último feriadão do primeiro semestre. Depois da Semana Santa (de 13 a 20 de abril, emendando com o 21 de abril – Tiradentes), somente em 7 de setembro haverá outro, com a Copa do Mundo e as férias escolares no meio do caminho. O feriado da Páscoa terá muitos mineiros explorando as belezas do próprio Estado, a começar pelas nossas cidades históricas, palcos de bonitas celebrações.

Não apenas em Minas, mas em todo o país, Semana Santa é sinônimo de celebrações nas cidades históricas mineiras. Viajantes de todo o país afluem a Ouro Preto, Mariana, Diamantina, São João del-Rei, Sabará e Tiradentes, as mais famosas – embora também mereçam ser lembradas Santa Luzia, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Caeté, Serro.

Basicamente, na maior parte dessas cidades, as procissões (quase sempre feitas sobre os belíssimos tapetes confeccionados com serragem colorida, que cobrem as ruas dos centros históricos) e as missas são os principais atrativos para aqueles que buscam o lado religioso da Semana Santa.

Os tapetes são confeccionados pelos próprios moradores, com apoio das paróquias e também com a participação de turistas, ao longo da noite anterior à procissão.

Descansando

Mas quem quer simplesmente curtir o feriadão, aproveitar para descansar e recarregar as baterias para aquele estirão final antes das férias escolares de julho, as nossas principais cidades históricas também oferecem muito o que ver e fazer.

E Ouro Preto, nossa segunda capital (Mariana, logo ao lado, foi a primeira cidade e primeira capital), é a que exibe o maior conjunto arquitetônico de todo o Estado. Não que os de Mariana, Tiradentes e São João valham menos, mas o volume na antiga Vila Rica é realmente de impressionar brasileiros e estrangeiros.

Um dos museus mais interessantes para se visitar em Ouro Preto é o do Oratório, que está instalado na antiga casa do noviciado da Ordem Terceira do Carmo. Abriga uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos 17 ao 20. Ali está, por exemplo, o menor oratório do mundo, que era usado como pingente por uma “senhorinha”.

A instituição funciona diariamente, das 9h30 às 17h30, no Adro do Carmo, no Centro. Informações: (31) 3551-5369. Site: www.museudooratorio.org.br.

Mariana

As principais atividades da Semana Santa em Mariana acontecem na paróquia de N. Sra. Assunção, inserida no núcleo histórico. Por lá acontecem as cerimônias religiosas, pregações de sermões, menção à campanha da fraternidade e confissões.

Entre as celebrações, destacam-se o Lava-pés, a Procissão do Encontro, a cerimônia de Descida da Cruz e a Procissão das Almas, uma tradição da sexta-feira da paixão, feita sempre à meia-noite. O empenho das famílias fica evidente na ornamentação das sacadas.

Na Sexta-feira Santa, haverá via sacra a partir da Catedral A programação é encerrada às 17 horas do Domingo de Páscoa, com celebração e procissão da Ressurreição.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por