TV paga aposta em mobile, combo e 3D para crescer

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
09/08/2014 às 09:00.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:43
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

As operadoras de TV por assinatura com atuação no país travam uma verdadeira batalha pelo cliente. O motivo é simples. Por incrível que possa parecer, a adesão do brasileiro ao produto ainda é pequena, fazendo com que haja uma grande lacuna no mercado: apenas nove de cada cem habitantes possuem TV paga.

“Há muito espaço para crescer. Para isso, as companhias têm de se reinventar”, afirma o presidente da Teleco Consultoria, Eduardo Tude.

E é o que elas têm feito. De acordo com o diretor regional para Minas Gerais da Net, Ilmerson Gomes, a companhia – que faz parte da Telmex, grupo que lidera o setor no Brasil (composto por Claro TV, NET e Embratel), com mais de 10 milhões de clientes, – tem como uma das estratégias inovar em produtos.

“Fomos pioneiros na transmissão 3D, na junção de produtos para venda de combo e em diversos outros casos”, afirma.

Outro exemplo citado pelo executivo como responsável por atrair consumidores é a possibilidade de o cliente assistir a diversos canais de televisão, inclusive aos Premiere, que transmitem jogos exclusivos dos campeonatos regionais e brasileiros, diretamente no celular ou no tablet. “Desde que sejam clientes do produto em casa”, afirma.
E, em 30 dias, o Now, produto on demand da companhia, também poderá ser assistido por plataformas móveis.
Para Gomes, este tipo de ação fez com que o serviço de TV da Net crescesse cerca de 13% em 2013. E a expectativa é a de que a expansão continue no decorrer dos próximos anos.

Segundo o diretor da Oi TV, Ariel Dascal, a empresa registrou o maior crescimento entre as operadoras de satélite entre maio e junho deste ano, alcançando a marca de 29,9 mil novos acessos, uma alta de 38,5%.

Ainda de acordo com ele, em junho, a Oi TV verificou elevação de 59% no volume absoluto de clientes. Para alcançar o resultado, a operadora intensificou a atuação no interior do Estado e, segundo Dascal, verificou bons resultados em praças como Coronel Fabriciano e Juiz de Fora.

Um dos atrativos, conforme o diretor, é incluir os canais High Definition (HD) na grade comum, enquanto a concorrência cobra à parte por eles. “O nosso canal 39, por exemplo, é HD. Em outras operadoras, o cliente tem que pagar cerca de R$ 40 para ter o equivalente em alta definição”, diz.

Operadora lança plano pré-pago para popularizar acesso

A Sky também aposta na inovação para ganhar mercado. A operadora lançou um plano de TV pré-pago, que não necessita de assinaturas mensais. O cliente assiste a 42 canais abertos normalmente e pode fazer recargas de 15 e 30 dias, 6 ou 12 meses para assistir aos canais pagos quando quiser.

“É a possibilidade de ter programação variada de canais da TV paga de forma acessível”, explica o vice-presidente de Marketing e Programação da Sky, Agricio Neto.

O sistema já está disponível para todo o Brasil. “O SKY Pré-Pago Livre nasceu para atender aos clientes que desejam o conteúdo da TV paga sem o compromisso mensal de pagamento. Para aqueles que eventualmente utilizam o serviço em casas de campo ou de praia, e para aqueles que querem simplesmente ter uma qualidade superior de transmissão dos canais abertos”, diz Agricio.

Sul de Minas

O serviço de televisão por assinatura da Algar Telecom, com atuação no Sul de Minas, também cresce em ritmo forte. Ao final do primeiro trimestre, o segmento foi responsável por um faturamento de R$ 34,3 milhões, equivalente a uma alta de 47% na comparação com igual período do ano passado. A companhia oferece 150 canais, entre baixa e alta definição.

No geral, a Algar Telecom registrou aumento de 12,9% na base de clientes no primeiro trimestre de 2014, na comparação com igual período do ano passado, alcançando a marca de 136 mil usuários.

O desempenho é resultado dos pacotes que combinam TV por assinatura, internet banda larga e comunicação por voz.

Por nota, a Claro HDTV informou que é uma das principais operadoras de TV por assinatura do Brasil e se destaca por estar presente em todo o território nacional, oferecendo pacotes para diversos perfis de clientes.

A operadora possui mais de 200 canais de TV, música e rádio. A tecnologia HD está disponível a partir da distribuição de sinais de TV via satélite.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por