UFMG sobe em conceito e alcança nota máxima em avaliação do MEC

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
17/08/2017 às 13:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:07
 (Arquivo/Hoje em Dia)

(Arquivo/Hoje em Dia)

A UFMG alcançou o patamar máximo do Ministério da Educação (MEC) ao garantir a nota 5 para o recredenciamento institucional. O resultado, divulgado recentemente, mostra que a universidade subiu um ponto em relação a última visita da comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizada em 2009.

Para estipular a nota, a comissão do Inep avaliou por cinco dias itens como Planejamento e avaliação institucional, Desenvolvimento institucional, Políticas acadêmicas, Políticas de gestão e Infraestrutura física. 

Os avaliadores também estiveram nas instalações acadêmicas e administrativas – laboratórios, salas de aula, bibliotecas, ambulatórios, moradias, museus – nos campi Pampulha e Saúde, e conversas com alunos, docentes, gestores e servidores técnico-administrativos.

“Esse resultado nos alegra e confirma que estamos alcançando, mesmo em condições adversas, o objetivo de oferecer uma educação de excelência para a sociedade e uma universidade com infraestrutura de qualidade para o desenvolvimento de nossas atividades e projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura”, destaca Jaime Arturo Ramírez, reitor da UFMG.

Excelência
 
A Comissão concluiu que a UFMG tem um perfil excelente de qualidade para o recredenciamento. Esse processo, periódico, em universidades e centros universitários, é previsto pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes.

A avaliação leva em consideração as dimensões missão institucional, planejamento, avaliação, políticas para ensino, extensão e pesquisa, políticas de atendimento aos discentes, responsabilidade social, gestão, sustentabilidade financeira, políticas de pessoal, comunicação com a sociedade e infraestrutura.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por