Universitários protestam em BH contra nomeação de Lula e pedem impeachment de Dilma

Bruno Moreno - Hoje em Dia
17/03/2016 às 10:18.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:50
 (Bruno Moreno/Hoje em Dia)

(Bruno Moreno/Hoje em Dia)

Cerca de 200 estudantes do Ibmec protestaram na manhã desta quinta-feira (17), nos bairros Funcionários e Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, contra a nomeação do ex-presidente Lula (PT) para o ministério da Casa Civil e a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A manifestação começou  na Praça Tiradentes - esquina das avenidas Afonso Pena com Brasil, percorreu ruas da Savassi, passou pela praça da Liberdade e terminou em frente à faculdade dos estudantes, o Ibmec, na rua Rio Grande do Norte, esquina com avenida Brasil. O movimetno durou cerca de duas horas. Uma pequena parte seguiu rumo à praça Sete, no Centro da capital.


Os amigos José Thomaz Pimenta, de 21 anos, e Thomaz Valladares Mourão, de 22 anos, alunos do curso de Engenharia de Produção, foram os responsáveis por convocar os colegas de faculdade. Na quarta-feira à noite, em grupos de WhatsApp, eles combinaram de vir de preto para a aula hoje. Ao chegar à faculdade, decidiram reunir os estudantes e seguir para a Praça Tiradentes para protestar.

Os manifestantes cantam o hino nacional diversas vezes, e entoaram palavras de ordem e xingamentos direcionados ao PT, a Lula e à presidente Dilma. Um dos momentos em que o hino foi cantado foi em frente à sede do Ministério Público Federal, na avenida Brasil.

O movimentio passou pela PUC Minas, na rua Cláudio Manoel, e pelo colégio Santo Antônio, na rua Sergipe. Apesar de terem chamados os colegas estudantes, a adesão foi pequena. Em seguida, eles pararam o trânsito na praça da Savassi. Finalmente, chegaram à Praça da Liberdade. Em todo o trajeto, receberam apoio dos motoristas, com buzinas, e de moradores, que bateram panelas.

Thomaz Valladares garante que o movimento é apartidário, mas afirma que o protesto dele é também ideológico: defende o estado mínimo, o corte de imposto e incentivo à livre iniciativa.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por