Até a chegada do Argo, o Uno tinha se tornado o modelo “premium” da Fiat. Foi o primeiro a receber os motores Firefly, transmissão automatizada com acionamento por botões e outras firulas que não tinham razão de existir no veterano Palio. Mas a “nave de Jasão” foi implacável com o carrinho. 

A Fiat acaba de apresentar a linha 2019 de Uno e Mobi. E a principal novidade fica por conta do “downgrade” do Uno. O modelo lançado em 2010 está na fila de uma nova geração. E enquanto isso não acontece, a marca de Betim já iniciou um processo de simplificação do carrinho. Os recheios adicionados elevaram seus preços às alturas, como a finada versão Sporting Dualogic 1.3, que atingiu cifras de R$ 57 mil. 

A medida mais drástica foi a retirada do motor Firefly 1.3 de 109 cv para o retorno do jurássico Fire 1.0 de 75 cv, justamente para colocar a “botinha ortopédica” em seu devido lugar. Com isso, o Uno passa a ter apenas duas versões: Attractive e Drive.

A primeira parte de R$ 39.990 mil e tem em seu catálogo itens de série como direção hidráulica, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos. Já a versão Drive, que é equipada com a unidade Firefly três cilindros 1.0 de 77 cv, conta com direção elétrica, sistema HCSS (que elimina o tanquinho de partida a frio), vidros dianteiros elétricos e ar-condicionado. A versão ainda conta com uma vasta lista de opcionais, como controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa, retrovisores, travas e vidros traseiros elétricos, rádio com Bluetooth e outras minudências que irão engordar o cheque. Seu preço inicial é de R$ 42.990. 

Além de ser um processo de liquidação da atual geração do Uno, o “facão” é uma forma evitar um canibalismo com as versões intermediárias do Argo, que são equipadas com motor Firefly 1.3, seja manual ou com caixa automatizada GSR. 

Mobi
Já o Mobi chega à linha 2019 com seis versões: Easy 1.0 ( R$ 31.990), Easy Comfort 1.0 (R$ 34.990), Like 1.0 (R$ 37.990), Way 1.0 (R$ 39.990), Drive 1.0 (R$ 43.590) e Drive GSR 1.0 (R$ 46.990). Lembrando que as duas últimas versões utilizam motor três cilindros de 77 cv.