O ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF/MG), Vanderlei Machado, foi nomeado presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição de referência nacional na área da Saúde. A posse ocorreu nesta terça-feira (17), após a nomeação publicada no Minas Gerais, no dia 14.

O nome dele foi defendido pelo Conselho junto ao governador Fernando Pimentel (PT). Vanderlei Machado assume com o desafio de direcionar a instituição para o cumprimento da meta de, até 2020, ser referência nacional em inovação científica e tecnológica, vigilância em saúde e desenvolvimento de produção de medicamentos para o SUS.

“Estou aqui para fazer o que for preciso pela Funed e pela saúde pública com a mesma dedicação que tenho empenhado à Farmácia nesses 45 anos de profissão”, afirmou Vanderlei.

Existem 90 farmacêuticos atuando na Fundação nas áreas de pesquisa e produção. 

“Agradecemos imensamente ao governador Fernando Pimentel por ter acolhido a nossa sugestão, motivada única e exclusivamente no fortalecimento dos estratégico trabalho desenvolvido pela Funed a favor da saúde pública. A Funed é referência nacional e precisa ser conduzida por alguém que seja especialista em medicamento, transitando com facilidade por todas as áreas, da pesquisa à produção”, defendeu Adriana Tupynambá, diretora-tesoureira do CRF.
 

Perfil
Vanderlei Machado é farmacêutico-bioquímico graduado em 1972 pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui especialização em Análises Clínicas pela UFOP e pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, e em Farmácia Homeopática pela Associação Paulista de Homeopatia.