Os videogames há muito tempo se tornaram grandes vitrines publicitárias. De artigos esportivos anunciados em games de esportes a propagandas ideológicas em títulos de guerra, não há como negar o poder de exposição de marca dos jogos eletrônicos. A indústria automotiva já descobriu o brilho que esses jogos emanam dos televisores e cada vez mais novos automóveis protagonizam games, assim como no cinema.

O mais novo veículo a fazer ponta num videogame é a picape Mercedes-Benz Classe X, que integra a lista de veículos do game “The Crew 2” (leia mais no caderno Plural). O utilitário alemão foi apresentado no ano passado e por hora é oferecido apenas na Alemanha. Mas chegará ao Brasil e em outros mercados em 2019. 

O Classe X deriva da Nissan Frontier, que também lhe cede chassi, conjunto mecânico e carroceria. Trata-se da primeira picape média da marca alemã, com foco num consumidor que não despreza uma caçamba, mas busca refinamento. 

Estar no game não significa que a molecada irá comprar a picape, da mesma forma que na década de 1990 a inclusão do SUV Classe M em “Jurassic Park 2” não fez com que a criançada pedisse que os pais comprassem o carro dos dinossauros. Mas não deixa de ser uma ação feroz de merchandising.

Outros astros
No fim do ano passado, a BMW utilizou o game “Need for Speed: Payback” para promover o lançamento da atual geração do M5. O supersedã é um dos carrões do games de corridas ao melhor estilo “Velozes e Furiosos”. 

Em junho de 2017, a Porsche antecipou a apresentação do 911 GT2 RS na feira de games E3. O cupê de 700 cv estampa a capa de “Forza Motorsport 7” e fez a primeira aparição na conferência de imprensa da Microsoft.

A franquia de corridas do Xbox também serviu de palco para campanhas publicitárias da atual geração do Ford Mustang, apresentada em 2014. O carro fazia parte de “Forza Horizon 2”, game que compõe uma série paralela a “Motorsport” e ajudou a promover a geração “global” do <CF36>pony car

Em 2013, a GM fechou contrato com a Polyphony Digital para antecipar a apresentação do Corvette Stingray (C7) em “Gran Turismo 6”.