Você sabia que é possível se candidatar às vagas do Sine sem sair de casa? Veja como

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
08/01/2018 às 11:00.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:36
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

Você sabia que é possível acessar as vagas oferecidas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) sem sair de casa? Pelo aplicativo Sine Fácil é possível verificar as oportunidades do dia e se candidatar a um novo posto de trabalho. Basta entrar na loja de apps do seu celular, procurar por Sine Fácil e baixá-lo gratuitamente. Depois,  é preciso ir ao posto do Sine (uma única vez) onde será gerado um QRCode para habilitar seu cadastro e navegação pelo app. A partir daí, todas as consultas podem ser feitas pelo site do Ministério do Trabalho ou pelo aplicativo. É imprescindível que o trabalhador tenha uma conta de e-mail.

Após observar as oportunidades disponíveis, o trabalhador se candidata à vaga que achar mais adequada e recebe por e-mail uma carta de encaminhamento, onde estarão todas as informações referentes ao processo seletivo – se precisa comparecer pessoalmente à empresa, data da entrevista, entre outros. Ou seja, o documento mostra como será o contato entre candidato e empresa. Não é preciso retornar ao Sine durante o processo.

É fundamental que o trabalhador escolha apenas as vagas que realmente se encaixam em seu perfil, pois o sistema do Sine não permite que o usuário se candidate a várias oportunidades ao mesmo tempo. Quando a terceira carta de encaminhamento é gerada para uma pessoa, o sistema automaticamente trava qualquer outra candidatura. Para que se possa tentar uma nova oportunidade, é preciso que um dos empregadores das três tentativas anteriores informe ao Sine que decidiu não contratá-lo.

 “Quando uma pessoa está em busca de emprego, é natural que se candidate aleatoriamente para muitas vagas. Isso é complicado, pois é difícil comparecer ao local de entrevistas de várias empresas. Temos um compromisso com o empregador e precisamos garantir que todas as pessoas que se candidatam compareçam às entrevistas, façam contato”, explica Giane, garantindo ainda que o site e o aplicativo do Sine são autoexplicativos e de fácil navegação para pessoas ainda não acostumadas ao universo digital.

A disseminação do uso do aplicativo, lançado em maio de 2017, está reduzindo as filas nos postos de atendimento. “Janeiro é um mês em que, historicamente, há muita procura pelos postos do Sine. Percebemos que houve uma grande redução na procura nestes primeiros dias de 2018 em relação aos anos anteriores. Os postos estão cheios, mas não tanto como de costume”, afirma Giane Magalhães, gerente de qualificação profissional da Subsecretaria de Trabalho e Emprego da Prefeitura de Belo Horizonte.

As primeiras semanas do ano costumam ser de intensa procura por emprego por conta das pessoas que acabaram de deixar trabalhos temporários e por uma questão cultural: o desejo de começar o novo ano com carteira assinada.

Cerca de 330 mil trabalhadores já fizeram mais de 20 milhões de buscas por vagas pelo Sine Fácil.Desse total, 180 mil pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego e 3,5 mil conseguiram colocação no mercado de trabalho por meio do aplicativo.

Postos do Sine

Mesmo com a possibilidade de acessar as vagas pela internet ou pelo Sine Fácil, há quem prefira ir pessoalmente ao posto do Sine e verificar as oportunidades junto aos atendentes. Veja os endereços:

- Sine Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982, Barreiro, das 8h às 17h.
- Sine BH Resolve: Rua Caetés, 342, Centro, das 8h às 17h.
- Sine Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1.055, Venda Nova, das 8h às 17h. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por