Rei da Feijoada tem os melhores ingredientes para o preparo da feijuca

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
09/08/2015 às 14:24.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:17
 (Paulo Leonardo)

(Paulo Leonardo)

"Atritos são normais", comenta Lísio Dias sobre sua relação com o pai, seu João Dias, na condução do Rei da Feijoada, uma das mais tradicionais casas do Mercado Central de Belo Horizonte. "São gerações diferentes. Eu sou mais conservador na administração, ele é mais atualizado, tem umas ideias bem mais modernas. Mas funciona assim: temos que nos conscientizar e respeitar o jeito do outro", analisa seu João, 82 anos, há 43 à frente da loja da família.

Lísio, 51 anos, está com o pai há 35 anos. "Desde os 15, 16 anos eu venho aqui e ajudo ele. E a gente trabalha direto. Só tem três dias do ano que não abrimos: Natal, 1º de janeiro e Sexta-Feira da Paixão", comenta Lísio, formado em Administração pela Newton Paiva.

O Rei da Feijoada se destaca no comércio de ingredientes para as melhores feijoadas da cidade. Restaurantes famosos, como o do Automóvel Clube, Memo, Vecchio Sogno, Buona Tavola, Pichitta Lana - todos são fregueses dos produtos do Rei da Feijoada.

Qualidade

Pai e filho concordam: a qualidade do ingrediente é essencial. "Para um bom prato, o ingrediente tem que ser bom, ser bem feito, de qualidade", afirma seu João. "A feijoada, hoje, se tornou um prato sofisticado, grandes restaurantes servem feijoada. Temos que fornecer um bom produto, claro".

A família possui um frigorífico em Sabará, o Imperatriz. "Cerca de 80% do que vendemos aqui é produzido por nós mesmos. E isso representa apenas 30% da nossa produção total, pois todo o resto é comercializado para restaurantes de toda a região", explicou seu João, que tem a esposa, Vera Lizzardo, como sócia e braço direito, além dos seis filhos.

Lísio comanda o Rei da Feijoada. Lídia (ex-professora da Escola Santo Tomás de Aquino), Dilton e o marido da outra filha, Liliane (também professora), cuidam do frigorífico.

Rei da Feijoada: (31) 3274-9501

 

DICA DE QUEM ENTENDE

O segredo da feijoada começa na a escolha de bons produtos e também está em cozinhar com bastante amor e dedicação", é o que sempre diz dona Vera Lizzardo, esposa do seu João. Além disso, ela tem algumas dicas para quem quer fazer uma feijoada no capricho:

- Para começar, tire o sal dos produtos salgados com antecedência.

- Depois, frite os ingredientes separadamente, um a um. Não vale fritar tudo junto.

- O feijão deve ser apenas lavado, não deve ser colocado de molho. Assim, ele não fermenta muito e não dá aquela espuma branca por cima da feijoada.

- É preciso colocar o feijão para ferver com bastante água. Aí, quando a água começar a ferver, é hora de colocar os ingredientes.

- A ordem de acrescentar as carnes também é muito importante. Primeiro coloque pé, orelha, rabo, paio e carne salgada. Depois de uma hora e meia, coloque lombo, costela defumada e carne de porco salgada, pois estes ingredientes cozinham mais rápido.

- A feijoada demora 3h30min, contados após a fervura, para ficar pronta.

Para fechar, o segredinho especial: numa panela com pouca gordura, apenas untada, refogue o alho. Quando o alho estiver torradinho, acrescente a cebola picadinha a gosto. Deixe fritar e jogue essa mistura na feijoada, por cima. Deixe ferver um pouco, por mais ou menos 5 minutos, desligue a panela, tampe e deixe a feijoada concentrar por alguns minutos antes de servir.

 

Feijoada tradicional

Rende seis porções

Ingredientes

- 200g de carne seca bovina

- 200g de costela de porco salgada ou defumada

- 200g de pé de porco salgado

- 100g de rabo de porco salgado

- 100g de orelha de porco salgada

- 150g de lombo de porco defumado ou salgado

- 100g de paio

- 100g de linguiça portuguesa

- 100g de língua de boi defumada

- 50g de bacon

- 900g de feijão preto

- 200g de cebola picada (para o tempero do feijão)

- 100g de alho picado (para o tempero do feijão)

- 6 folhas de louro (para o tempero do feijão)

- 2 laranjas com casca (bem lavadas)

Preparo

Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pelos e colocando-as de molho em água por 12 horas. Troque a água de cinco a seis vezes durante esse período.

Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte e jogue a água fora.

Coloque as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela.

Depois de mais meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o bacon. Tire e jogue fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.

Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em duas xícaras de óleo previamente aquecido. Depois coloque na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar, retirando antes as metades das laranjas.

Depois de duas horas, comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo. Retire as que já estiverem no ponto, e reserve.

Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir. Volte as carnes à panela com o feijão e cozinhe por mais 10, 15 minutos em fogo brando.

Sirva com arroz branco e couve refogada no azeite e alho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por