Bem-estar

Varicocele, uma das causas de infertilidade nos homens, precisa ser diagnosticada na adolescência

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
11/06/2022 às 17:34.
Atualizado em 11/06/2022 às 17:37

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de oito milhões de brasileiros sofrem de infertilidade. Uma das principais causas desse problema, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), é a varicocele.

A condição é caracterizada pela formação de varizes (veias dilatadas) nos testículos, mais frequentemente no esquerdo, podendo não ser perceptível facilmente pelo homem, até porque não costuma gerar sintomas, conforme a SBU.

A varicocele pode surgir na puberdade (por volta dos 12 a 13 anos) em decorrência das transformações físicas e hormonais, como aumento dos níveis da testosterona, ganho de peso e de estatura. “Essas rápidas mudanças físicas e hormonais geram sobrecarga nas veias testiculares, que se dilatam e não mantêm a integridade funcional, gerando o refluxo venoso (sangue que sai retorna um pouco)”, explica Daniel Zylbersztejn, do departamento de Andrologia, Reprodução e Sexualidade da SBU.

O especialista afirma que para produzir bons espermatozoides, o testículo precisa estar de 2º C a 3º C abaixo da temperatura corporal. Essa regulação térmica é feita pela bolsa escrotal e pelas veias saudáveis dos testículos. Quando há dilatação anormal das veias, como na varicocele, o resfriamento pode não ser tão eficiente e afetar negativamente a produção dos espermatozoides, que também podem perder qualidade

Apesar de afetar cerca de 25% da população masculina, apenas 20% dos homens diagnosticados com varicocele se tornam inférteis, de acordo com Zylbersztejn.

Diagnóstico e tratamento
Como costuma ser assintomática, o diagnóstico da varicocele é realizado por meio de exame físico e ultrassom da bolsa testicular. É importante que essa avaliação seja feita ainda na adolescência.

Como mostra a Sociedade Brasileira de Urologia, o tratamento mais eficaz contra essa condição é a cirurgia. O procedimento é coberto pelo SUS e o paciente geralmente tem alta pouco tempo após a intervenção.
 
A cirurgia melhora o potencial reprodutivo e aumenta as chances de o homem engravidar a parceira naturalmente. Daniel Zylbersztejn ressalta, entretanto, que quanto maior o tempo de existência da varicocele, pior é a capacidade de recuperação da função do testículo.

“A detecção precoce na adolescência é a melhor maneira de prevenir a infertilidade na vida adulta, pois a correção cirúrgica da varicocele ainda durante o desenvolvimento testicular pode recuperar o potencial de produção de espermatozoides e permitir ao homem manter seu potencial fértil no futuro”, diz o médico da SBU.

Outros fatores também prejudicam a fertilidade masculina, incluindo doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tabagismo, uso de drogas, obesidade e sedentarismo. Já nas mulheres, os principais fatores costumam ser: síndrome do ovário policístico, DSTs e endometriose (crescimento anormal do tecido que reveste o útero).

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por