Tornado em Oklahoma: "nunca vi nada parecido com essa devastação", diz moradora

Milson Veloso - Hoje em Dia
21/05/2013 às 09:33.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:52

O tornado que deixou pelo menos 24 mortos e dezenas de feridos na segunda-feira (20) em Oklahoma, no Meio-Oeste dos Estados Unidos, foi um dos piores já registrados no estado. Considerada rota dos tornados, a região amanheceu ainda abalada pelos problemas nesta terça-feira (21).

Na manhã desta terça, várias escolas da Grande Oklahoma suspenderam as aulas e o clima é de comoção entre os moradores. A Cruz Vermelha montou pontos de atendimento e suporte às vítimas. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu recursos para ajudar os afetados pela catástrofe.

Uma moradora da região, que precisou se refugiar em uma base de segurança na parte Central da cidade para fugir do perigo, conversou com a reportagem do Portal Hoje em Dia e relatou como está a situação.

A administradora Tina Smedley Pekas, 45 anos, que vive em Edmond, ao Norte de Oklahoma City, disse que o fenômeno natural destruiu boa parte de Moore, também na região metropolitana. "Eu tive que acompanhar tudo pela TV, porque estava em uma base de segurança onde trabalho", diz.

Uma colega dela ficou sabendo, enquanto estava na empresa onde trabalham, que a mãe morreu por causa do fenômeno. A mulher foi apenas umas das vítimas que tiveram as casas destruídas pelo desastre.

As tempestades começaram no fim de semana, mas a segunda-feira foi o dia mais complicado, quando o tornado atingiu a área e provocou mais destruições. "Todas as tempestades no sábado, domingo e segunda foram muito fortes, com chuva e granizo, além dos ventos devastadores", explica.

Tina vive na região há nove anos e já presenciou diversas situações parecidas. Porém, garante que nada foi tão destruidor. "Tem ocorrido tornados desde que eu vivo em Oklahoma, mas nada similar a esta devastação. Este foi um dos piores e maio poderá ser um mês difícil aqui", complementa.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por