Terra de Gigantes

Parceria entre Sebrae Minas e Governo de Minas prevê ações para promover Geoparque Uberaba

Unidade entrou oficialmente para a rede mundial de geoparques da Unesco

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
16/04/2024 às 17:04.
Atualizado em 16/04/2024 às 18:41
O "Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes" passou a ser o 6º do país e foi o 1º da região Sudeste a receber reconhecimento internacional (Arquivo / MTur)

O "Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes" passou a ser o 6º do país e foi o 1º da região Sudeste a receber reconhecimento internacional (Arquivo / MTur)

Após entrar oficialmente para a rede mundial de geoparques da Unesco, Uberaba recebe apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para se transformar em uma das principais rotas turísticas de Minas Gerais. A iniciativa prevê uma série de ações voltadas para estruturação de novos produtos e promoção do destino nos principais eventos e feiras de turismo do país, entre eles, a WTM Latin America, realizada de até esta quinta-feira (17) em São Paulo.

A concessão do título de geoparque ocorreu em março deste ano. O "Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes" passou a ser o sexto do país e o primeiro da região Sudeste a receber reconhecimento internacional. A certificação é dada aos territórios que têm história e cultura preservadas de forma sustentável. São locais propícios para estudos científicos,
educação ambiental e turismo responsável, contribuindo para o crescimento socioeconômico e a preservação do patrimônio natural e cultural.

"Ter o Geoparque Uberaba com a chancela da Unesco é motivo de orgulho. Esse reconhecimento internacional inaugura um novo momento para Uberaba, para o Triângulo Mineiro e para Minas Gerais, projetando o estado para todo o mundo e gerando ainda mais desenvolvimento econômico, emprego e renda. Estar ao lado do Sebrae Minas será
fundamental para fazer com que o Geoparque Uberaba atraia ainda mais turistas para Minas", afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

O nome "Terra de Gigantes" é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros -, ao potencial agropecuário – Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu -, e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier.

No município são encontrados diversos museus, casarões antigos e geossítios que retratam as riquezas geológicas e a herança histórica. Uberaba possui ainda depósitos fossilíferos importantes, especialmente do período Cretáceo. Entre os fósseis de dinossauros encontrados na região, destacam-se espécies como o Titanossauro (herbívoros) e Abelisaurídeos
(carnívoros), além de outras descobertas de vertebrados e plantas, que tem alimentado o interesse científico e atraído pesquisadores e paleontólogos de diversas partes do mundo. 

Já a religiosidade é representada por diversas igrejas católicas, por manifestações como a folia dos reis e o congado. O município também tem a reputação de ser um importante centro para os adeptos do espiritismo, por ser o local onde viveu e trabalhou Francisco Cândido Xavier - o Chico Xavier -, um dos mais renomados médiuns do Brasil, reconhecido pelas obras filantrópicas, psicografias de livros e mensagens espíritas. 

Por outro lado, a vocação agropecuária acompanha Uberaba desde a fundação. A cidade é referência mundial no melhoramento genético e zebuíno de elite, e sedia importantes centros de pesquisa, fazendas e criadores especializados nesse tipo de gado. Além disso, promove eventos e feiras agropecuárias que atraem criadores de todo o país e do exterior.

Com todo esse potencial turístico, o Sebrae Minas, por meio do programa Check in Minas, e a Secult vão estruturar, mapear e qualificar novos produtos e experiências da Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba.

"A intenção é proporcionar aos visitantes experiências científicas, educativas e culturais únicas. Não será apenas um local de lazer, mas também de aprendizado e conexão com a natureza e a história da região. O objetivo é potencializar e promover o turismo local, valorizar a identidade regional e o estimular o desenvolvimento econômico e sustentável". explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Novas ações
Até o final de 2024, a Rota Caminhos do Geoparque Uberaba também vai receber outros incentivos, como as ações do convênio firmado entre o Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal de Uberaba.

Entre as iniciativas está a realização de capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas. Haverá ainda iniciativas voltadas para o fortalecimento da governança, por meio do apoio à Associação Geoparque Uberaba, articulação de novas parcerias públicas e privadas, e a troca de experiências e boas práticas com outros geoparques brasileiros, como o de Araripe, durante missão técnica ao Ceará.

O convênio também prevê esforços para a realização da 4ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba e do Seminário de Turismo, Cultura e Gastronomia. Além disso, será criada uma estratégia de promoção do geoparque por meio do city branding.

"Vamos construir uma marca que identifica e promove atributos singulares do município, criando um senso de pertencimento da população, fomentando novos investimentos, e atraindo mais visitantes e investidores para a cidade", destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

União de forças
A iniciativa para tornar Uberaba em geoparque teve início em 2014, quando o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro identificou a cidade do Triângulo Mineiro como um parque ecológico em potencial. A partir desse estudo foi comprovado que o município concentra uma diversidade de sítios paleontológicos com fósseis de inúmeras e diferentes espécies, em um território que se estende por 4.523,957 km², dimensão semelhante a outros geoparques europeus. 

Desde 2018, o Sebrae Minas tem se unido a parceiros locais - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeitura de Uberaba e Associação Geoparque Uberaba – em um esforço contínuo para o reconhecimento do patrimônio geológico, cultural e histórico do território. 

O planejamento estratégico das ações foi elaborado por uma consultoria especializada, que norteou o andamento dos trabalhos e a criação dos grupos temáticos. Também foi proposto um modelo de governança para a criação da Associação Geoparque Uberaba, que reúne 34 associados entre empresários, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças e sociedade civil.

Com a formação da governança, foram realizadas duas missões técnicas aos geoparques de Seridó, no Rio Grande do Norte (2022), e de Arouca, em Portugal (2023), propiciando a troca de experiências, principalmente, relacionadas às boas práticas.

Foram oferecidas, ainda, capacitações em gestão e design para os artesãos, além de orientações sobre precificação, comercialização e Procedimento Operacional Padrão (OPO) para meios de hospedagens locais. Também foi criado um selo de identidade dos geoprodutos feitos no território para a cachaça, doces e souvenires. 

Em 2022, o Sebrae Minas participou da elaboração do dossiê do projeto "Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes". Em 2023, uma comitiva de avaliadores da Unesco visitou o município e conferiu a documentação do dossiê. O projeto foi apresentado na 10ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, em Marrocos. Na ocasião, Uberaba teve sua
candidatura a "Aspirante Geoparque" aceita por unanimidade pelo Conselho da Rede Global de Geoparques.

Em 2024, Uberaba se juntou aos geoparques brasileiros de Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS e SC), Quarta Colônia e Caçapava (RS), levando o país a um patamar de destaque internacional no que diz respeito à conservação e valorização do patrimônio geológico e cultural.

Atrativos turísticos

  • Geossítio de Peirópolis - Dinossauros
  • Sítio Memorial Chico Xavier - Turismo Religioso
  • Sítio ABCZ - Museu do Zebu, Parque Fernando Costa - Sede da ABCZ
  • Sítio Santa Rita - Museu de Arte Sacra, Mercado Municipal e Igreja São Domingos
  • Fazenda Cassu - primeira fazenda mineira a receber espécies zebuínas vindas da Índia.
  • Geossítio Univerdecidade
  • Geossítio Vale Encantado
  • Parque das Barrigudas
  • Parque das Acácias
  • Parque Ecológico Mata do Ipê
  • Parque Municipal Mata do carrinho
  • Máquina Locomotiva Maria Fumaça
  • Mercado municipal
  • Estádio João Guido - Uberabão
  • Vinícola Ar Puro Wine
  • Memorial Chico Xavier
  • Igreja São Domingos
  • Museu de Arte Sacra é Igreja Santa Rita
  • Fundição Artística de Sinos -Fasu
  • Paróquia Santa Terezinha
  • Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia
  • Santuário da Medalha Milagrosa
  • Sítio histórico e cultural Memorial das Irmãs Dominicanas de Monteils - Museu da Capela
  • Comunhão Espírita
  • Casa da Prece
  • Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier
  • Estátua Chico Xavier
  • Casas de Matrizes Africanas
  • Comunidade Rural de Santa Rosa
  • Fazenda Morro Alto
  • Cachoeira dos Quartéis
  • Museu de memória do judiciário
  • Museu dos Dinossauros
  • Museu de Arte Decorativa
  • Museu do comércio
  • Museu do Zebu
  • Projeto Museu da Nossa gente

Mais informações: www.geoparqueuberaba.com.br

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por