FASTBACK FRANCÊS

Citroën revela Basalt por inteiro, modelo que será lançado ainda este ano

SUV cupê tem proporções mais agradáveis. A principal diferença está nas caixas de rodas.

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 31/03/2024 às 07:00.
 (Divulgação)

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Na segunda-feira (25) a Citroën publicou a primeira imagem do Basalt, seu SUV cupê derivado do hatch C3. A foto mostrava apenas a coluna C bem inclinada. Agora, a marca apresenta o carro por inteiro.

O Basalt seria o Fastback da Citroën. Tem a mesma proposta de estilo do SUV cupê italiano. Mas precisamos ser francos: ele ficou infinitamente mais interessante que o modelo produzido em Betim, pelo menos nas fotos divulgadas.

Isso porque o Basalt tem proporções mais agradáveis. A principal diferença está nas caixas de rodas. O Fastback parece que tem “pernas” menores que o “tronco”. Essa impressão se deve ao entre-eixos de apenas 2,53 m, que é basicamente o mesmo do Argo que deu origem ao cupê e ao Pulse.

No caso do Citroën, a plataforma permitiu ser alongada para o C3 Aircross, que comporta sete ocupantes. Assim, a medida saltou de 2,54 m para 2,67 m. Ou seja, afastou as caixas de rodas para as extremidades do carro. Daí, bastou trocar o teto para chegarmos ao Basalt. As medidas não foram reveladas, mas de bater o olho se percebe que o resultado ficou bem mais harmônico.

Na Frente, faróis e grades são do Aircross, mas o para-choque tem contornos diferentes. As caixas de rodas das laterais têm acabamento exclusivo e a porta da segunda fileira não foi reaproveitada de nenhum outro carro. A traseira é totalmente nova, com para-choques, lanternas e, claro, a tampa do porta-malas com desenho inédito.

Por dentro, nada foi mostrado. O Basalt deverá ter layout de painel semelhante ao do C3 Aircross. A lista de conteúdos também é um mistério, mas podemos antecipar que o carro terá tudo o que faltou no SUV, como partida sem chave, climatização digital e tomará que também venha com assistentes de condução. 

Mas essas confirmações deverão se estender ao longo do ano, como tem sido de praxe na indústria, que revela detalhes em nacos. Motores também serão divulgados adiante, mas podemos dizer que partirá com a unidade 1.0 turbo de 130 cv e talvez também receba a 1.3 de 185 cv. Mas o que é certo é que o Basalt chega ainda este ano –só não deram a data específica.

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