Confira o que Oroch e Toro têm para conquistar sua escolha

Sérgio Melo
Especial para Auto Papo
01/04/2016 às 22:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:45
 (Fotos Divulgação)

(Fotos Divulgação)

Se as picapes compactas não oferecem conforto para os filhos no assento traseiro e as médias não cabem no seu orçamento e nem na garagem, com certeza o amigo, que não dispensa uma caçamba, precisa de uma intermediária.

Entre as compactas como a Strada e médias como a S10, elas oferecem espaço interno próximo das maiores e praticamente a mesma agilidade das menores. Mesmo em relação à capacidade de carga não fazem feio, transportando entre 650 kg e 1 tonelada.

Mas como decidir entre “laçar” a “Toro” ou unir-se à tribo “Oroch” no sul da Rússia? Ambas são derivadas de SUVs leves, o que lhes conferem conforto, agilidade e a estabilidade destes modelos. A primeira, apesar damarca italiana negar, está mais para Jeep que Fiat, basicamente um Renegade com caçamba.

A outra, cujo nome completo é Duster Oroch, não esconde de onde vem sua estrutura e grande parte dos componentes. Quantoao combustível, escolhemos propositadamente um modelo Diesel e um Flex, justamente para tirar suas dúvidas em relação a esses dois extremos.

SEGURANÇA
Em termos de segurança a italiana oferece mais recursos como controles de tração e estabilidade“desérie”. Airbags complementares são opcionais. Já a picape francesa peca por não oferecer airbags complementares ou controles de tração e estabilidade nem como opcionais.

A Toro se destaca pelo visual chamativo, (alguns consideram exagerado), maior capacidade de carga e preço salgado. Já a Oroch é mais leve, mas tem menor capacidade de carga.

FICHA TORO X OROCH

O QUE SÃO?
Toro e Duster Oroch se enquadram no inédito segmento de picapes de porte intermediário.

ONDE É FEITO?
TORO - Produzida na unidade de Goiana (PE).
OROCH - Fabricada em São José dos Pinhais (PR).

COMO ANDA?
TORO - Motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 36 mkgf de torque. 0 a 100 km/h em 9,5s e máxima de 188 km/h. A agilidade é comprometida pelo atraso da turbina, o motor só “acorda” depois das 1.700 rpm.OROCH – Motor 2.0 flex de 148 cv e torque de 20,9 mkgf. Aceleração de 0 a 100 em 9,7s e máxima 186 km/h. Bastante força em baixas rotações. 

ESPAÇO INTERNO:
Ambas oferecem muito mais conforto do que se tem nas picapes compactas. Cerca de dez centímetros a mais no comprimento e na largura do habitáculo, que garantem espaço para joelhos e ombros de cinco adultos, sem contorcionismos.

ACABAMENTO INTERNO:
TORO – Predomínio de plástico e superfícies duras, materiais de boa qualidade e acabamento primoroso. O sistema multimídia e opcional na versão. 
OROCH-Predomíniodeplásticoesuperfíciesduras,materiais e acabamento a desejar. Multimídia com Bluetooth e GPS é item de série na versão.

CARGA:
TORO–Capacidade de carga de 1.000 quilos e volume da caçamba de 820 litros. A traseira alta dificulta a visão. A tampa traseira bipartida facilita o carregamento, mas dificulta o transporte de objetos longos como motocicletas sobre a tampa, o que demanda instalação de novo conjunto com extensor embutido, que ainda não chegou ao mercado.
OROCH – Capacidade de carga 650 kg e volume interno caçamba de 683 litros. A tampa traseira com abertura convencionalépiorparao carregamento, masfacilitaotransportede objetos longos apoiados diretamente sobre ela.

PREÇO:
TORO – A versão Freedom 4x2 diesel parte de R$ 93.900. Completa(com capota marítima,sensores de chuva e crepuscular,
câmera de ré, computador de bordo, alarme e multimídia) ela salta para R$ 105.907.
OROCH – A versão Dynamique 2.0 parte de R$ 72.400. Com assentos parcialmente em couro, sensor de estacionamento
traseiro, computador de bordo, alarme, multimídia e GPS, chega aos R$ 78.890. 

COMO BEBE?
TORO – 8,3/13,9 km/l (cidade/estrada com diesel). 
OROCH – 8,4/13,6 km/l (cidade/estrada com gasolina).

SUSPENSÃO:
Ambas proporcionam bastante conforto e elogiável estabilidade. O curso longo “encara” com facilidade pavimentação irregular, estradas de terra e quebra-molas. O elevado vão livre em relação ao solo facilita a entrada e saída de rampas, ou mesmo a transposição de guias.

MANOBRABILIDADE:
TORO – Em vista do maior comprimento e do elevado raio de giro de 12,9 metro, as manobras em vagas apertadas são
bastante difíceis, quase tão complicadas como estacionar uma picape média.
OROCH – Apesar do comprimento as manobras em vagas apertadas são facilitadas pelo o raio de giro relativamente baixo de 10,7 metro. 

TRANSMISSÃO:
TORO – A versão Freedom Diesel tem câmbio manual de seis marchas, com engates precisos. Há disponibilidade de tração 4x4. 
OROCH – Câmbio manual de seis marchas, com engates suaves e precisos. A tração é dianteira sem opção 4x4.

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