Discovery Sport: bom na terra e no asfalto

Sérgio Melo
Especial para Auto Papo
08/04/2016 às 21:03.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:52
 (Divulgação)

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Nada melhor que passear com a família, seja em comportadas viagens por vias asfaltadas ou se aventurando na terra. São momentos que ficam para sempre em nossas memórias. Aposto que o amigo ainda se lembra de como era divertido chegar à fazenda do seu tio por aquela estradinha enlameada, assim como passar o dia numa prainha afastada, onde os carros chegavam com dificuldade. Pois é, essa alegria ainda está por aí. Basta reunir a turma, um veículo seguro que comporte a todos e, apertar o acelerador...

Para quem tem espírito aventureiro, a mais nova opção é o Land Rover Discovery Sport Diesel 4X4 HSE Luxury, que embora ofereça muito desempenho e requinte, vem para ser o modelo mais barato da marca, no lugar do Freelander que deixou de ser produzido. 

São sete lugares, assentos em couro, motor diesel, tração nas quatro rodas, transmissão automática nove marchas, nove air bags, ar-condicionado em todas as fileiras, assentos elétricos com memória e muitas conveniências eletrônicas como tela “touch” no painel, com dupla projeção, que apresenta informações diferentes quando se olha da posição do motorista ou do acompanhante.

Força
O desempenho é vigoroso, com sobra de força no motor, exceto nas arrancadas em que o “atraso da turbina” impede respostas mais firmes. Apesar de seus 4,6 m de comprimento e 1.800 quilos, é ágil e proporciona condução leve, com se fosse bem menor. Com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e volante leve, estacionar é “moleza”. 

A suspensão confortável encara terrenos irregulares, quebra molas e curvas, com incrível facilidade e estabilidade, apesar da carroceria alta. Como em todo modelo “de entrada”, faltam algumas coisinhas como frenagem autônoma, controlador de velocidade adaptativo e supervisão de faixa

Ficha

ONDE É FEITO?
Fabricado na Inglaterra, mas será nacionalizado ainda este ano, e será produzido na planta de Itatiaia (RJ). 

QUANTO CUSTA?
A versão testada “HSE Luxury” custa R$ 280.300. A “HSE”, com acabamento externo, multimídia e assentos mais simples sai por R$ 258.796. Sem teto solar e com rodas menores, a “SE” pode ser sua por R$ 230.196. 

COMO ANDA?
Motor 2.2 diesel, 190 cv, torque de 42,8 mkgf, máxima de 188 km/h e 0 a 100 em 8,9 segundos. 

COM QUEM CONCORRE?
Apesar de diferenças no conteúdo e desempenho, os mais próximos são: Pajero Full (R$ 220 mil), Grand Cherokee Limited (R$ 286 mil), Audi Q5 (R$ 209 mil) e BMW X3 (R$ 231 mil).

COMO BEBE?
9,1 km/l de diesel na cidade e 12,8 km/l na estrada. 

ESPAÇO INTERNO
Confortável para cinco adultos e duas crianças, com sobra de espaço para os joelhos de todos. Nas duas ultimas posições até cabem adultos, mas as pernas ficam muito elevadas. O porta-malas comporta 454 litros com cinco passageiros e 194 litros com sete. Até o teto e todos os assentos rebatidos, o volume chega aos 1.810 litros.

SEGURANÇA:
Nota máxima de cinco estrelas em crash test da EuroNCAP. Além dos nove air bags, tem controles de tração e estabilidade. 

PONTOS POSITIVOS: 
DESEMPENHO 
ESTILO 
ECONOMIA

PONTOS NEGATIVOS: 
ARRANCADA LENTA 
FALTAM CONTROLES ELETRÔNICOS

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