Empresa mineira se une a americana para levar moto elétrica a 400 km/h

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 04/02/2022 às 08:46.
FOGUETE – O protótipo da Lightining Motorcycles terá vários componentes feitos com ligas de nióbio, da CBMM, para garantir baixo peso e permitir que ela supere a marca dos 400 km/h

FOGUETE – O protótipo da Lightining Motorcycles terá vários componentes feitos com ligas de nióbio, da CBMM, para garantir baixo peso e permitir que ela supere a marca dos 400 km/h

A eletrificação da indústria automotiva é um caminho sem volta. Desde 2020 foi dada a largada mundial de transição do motor térmico para o elétrico. E nesse cenário, o setor de duas rodas também tem avançado. 

A norte-americana Lightning Motorcycles se especializou em motocicletas elétricas. Mas ela quer mostrar que nesse mercado há espaço não apenas para scooters a bateria, mas também para motos de alta performance.

Ela quer levar um protótipo de uma super esportiva a bater a velocidade de 400 km/h. E para isso, fechou parceira com a mineira CBMM para desenvolver soluções em nióbio.

A empresa de Araxá é líder global no fornecimento de produtos produzidos com ligas metálicas que utilizam o elemento. O nióbio tem se destacado por permitir produção de peças de baixo peso, com elevada resistência mecânica, assim como estabilidade térmica. Hoje o elemento é comum em ligas da indústria aeroespacial, assim como na produção de tubos de gasodutos.

No entanto, a Lightning e a CBMM querem demonstrar que o uso do elemento pode elevar a eficiência na indústria da mobilidade. “A ideia é demonstrar, na prática, as vantagens da aplicação do Nióbio, uma vez que a adição do material poderá trazer inúmeros benefícios ao projeto visando à redução de peso e uma maior eficiência energética, além de contribuir diretamente com a segurança”, explica a gerente de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Mariana Perez de Oliveira.

De fato, peso é o grande vilão do veículo elétrico. Hoje, para se conseguir autonomia, é preciso kits de baterias que são extremamente pesadas. Daí reduzir o peso de outros componentes contribui diretamente para o melhor desempenho do veículo, pois elimina-se bastante lastro.

O CEO e fundador da Lightning Motorcycles, Richard Hatfield, ratifica a afirmação de Mariana. “Reduzir o peso é essencial para motocicletas de alto desempenho e, por isso, já estamos utilizando algumas aplicações de Nióbio. Estamos entusiasmados em trabalhar com a CBMM para irmos além nas inovações com a tecnologia do Nióbio, o que pode gerar benefícios significativos, não apenas para motocicletas de alta performance, mas para todos os tipos de veículos”.

É receita mineira igual ao do verdadeiro pão de queijo, caro Richard.

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