Lançamento

Fomos até o México conferir o novo Volvo C40 Recharge

Marcelo Jabulas
@mjabulas Enviado Especial
Publicado em 21/03/2022 às 15:13.
 (Marcelo Jabulas/Hoje em Dia)

(Marcelo Jabulas/Hoje em Dia)

CIDADE DO MÉXICO - A Volvo acaba de lançar no Brasil o C40 Recharge, seu primeiro modelo exclusivamente elétrico, que estreia por R$ 419.950. O SUV de estilo cupê utiliza a mesma plataforma do compacto XC40, mas tem como grande destaque a cadência acentuada da coluna C, que lhe confere um visual arrebatador.

Para revelar as nuances do SUV, a marca fez um lançamento continental para as Américas, no México. O C40 é o segundo produto totalmente elétrico da marca. A Volvo quer aposentar de vez os motores a combustão em 2030.

E em sua estratégia de eletrificação, o Brasil segue como um dos principais mercados da marca. Segundo executivos, dos cerca de 8 mil carros que ela pretender vender no mercado tupiniquim em 2022, 40% será de elétricos. 

No ano passado, de setembro a dezembro, a marca emplacou cerca de 350 unidades do XC40 Recharge, o que indica que o elétrico já deixou de ser algo exótico e passa a ser uma opção factível para quem pode fitar carros na faixa de meio milhão de reais. Dessa forma, o novo SUV chega para ampliar o portfólio. De acordo com o diretor Geral de Operações, João Oliveira, as 200 unidades do lote inicial estão esgotadas. 

O C40 tem também uma responsabilidade de iniciar a fase totalmente elétrica da marca. A Volvo inaugurou uma fábrica de baterias para suprir a produção para as próximas décadas, e irá lançar um elétrico por ano a partir de agora. Um deles é um compacto menor que o C40, assim como uma nova família que deverá substituir os modelos XC60 e XC90 até 2030. O sueco está com raios nos olhos.

Ao volante

Guiar o C40 é como dirigir o XC40 elétrico. Eles compartilham a mesma base e o conjunto elétrico composto por dois motores que entregam 408 cv e 66 kgfm de torque. As baterias de 78 kW permitem rodar até 440 km com uma carga. Ou seja, a autonomia saltou 30 km em relação ao irmão eletrificado. 

Esse carro acelera muito rápido. Basta pisar que todo o toque é distribuído para as rodas. Assim, não existe ultrapassagem (dentro do limite da prudência) que não possa ser feita. 

O pacote de assistentes de condução também é muito preciso. Nas alto-estradas elevadas, na saída da Cidade do México, há diversos pontos de pedágio automáticos. 

E para quem é forasteiro pode ser uma arapuca. Num desses pontos de cobrança, o tráfego parou repentinamente. Antes de o pé ir ao freio, o C40 já tinha aplicado a frenagem. Impressionante e assustador ao mesmo tempo.

Interior

Por dentro, o pacote de conteúdos segue a mesma receita. O C40 conta com quadro de instrumentos digital, central multimídia com suíte de aplicativos Google. 

Ela permite acessar navegação e serviços como Gmail sem a necessidade de parear um telefone. Isso porque a Volvo integrou quatro anos de pacote de dados no SUV. Mas há também claro, a conexão Bluetooth para poder telefonar de forma segura.

Um destaque fica por conta do teto solar panorâmico. Ao contrário dos demais modelos, ele não conta com a cobertura em tecido. Esse teto fica exposto permanentemente. A grande diferença é que usa filtros UV e também térmico, o que não deixa que o interior se transforme numa estufa.

Design

Quando se olha para o C40 de frente, o que se vê é um XC40 com leves retoques, mas basta uma inclinada com o pescoço para notar que da porta do motorista para trás é outro carro.

O modelo tem desenho elegante com a cadência fastback da traseira e lanternas que a acompanham o para-brisas. A assinatura de LED remete ao estilo do finado C30, hatch derivado do Ford Focus.

Trata-se de um carro que chama atenção por onde passa. As rodas aro 20, têm raios mais largos. Segundo a Volvo, a roda é mais “fechada” para reduzir a resistência do ar. “Como o conjunto elétrico atua muito mais na frenagem e um carro normal, discos e pastilhas não precisam ser tão resfriadas com num carro a combustão. Assim as rodas mais fechadas melhoram sua eficiência aerodinâmica”, pontua Oliveira.

(*) Viajou a convite da montadora

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por