Ousadia oriental

Kia lança o SUV eletrificado Niro no Brasil, com preços que partem de R$ 205 mil

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 07/10/2022 às 07:45.
 (Marcelo Jabulas/Hoje em Dia)

(Marcelo Jabulas/Hoje em Dia)

CAMPINAS (SP) - Num mercado norteado pelo SUV, todo mundo sonha em ter um jipinho na garagem. Mas sejamos francos: esse conceito de carroceria anda tão saturado que tá cheio de carro que não é um utilitário por função se passando por SUV.

E para trazer algo diferente, mas que se enquadra no jeito SUV de ser, a Kia acaba de lançar o Niro. Trata-se de um modelo ousado, com elementos que fogem à trivialidade e que dão uma personalidade única a este automóvel.

Seu conjunto ótico em dois níveis é marcado pela esguia assinatura em LED e pelo formato irregular dos faróis. É um estilo que a gente fica um tempo observando. Mas o que chama atenção mesmo é de perfil, principalmente pela coluna C.

Essa coluna é destacada com uma estreita tomada de ar e também por ser pintada em uma segunda tonalidade de cor. A Kia fala que quis fugir da moda do teto bicolor. À primeira vista, lembra a solução estética que a Audi aplicou na primeira geração do R8, lembra?

A peça ainda é emoldurada pelas luzes de freio em forma de bumerangue. É uma combinação ousada, mas sem ser perturbadora. O ponto negativo está na posição das lanternas. 

Bem rebaixadas, elas ficam no para-choque, o que pode comprometer a sinalização de quem estiver colado na traseira. E o pior: elas ficam muito vulneráveis a choques. Afinal, SUV tem lanterna elevada justamente para poupá-las em colisões. 

Motor

Por baixo do desenho ousado, o Niro é equipado com um motor 1.6 a gasolina combinado com uma unidade elétrica. A dupla entrega 141 cv e 27 kgfm de torque e se conecta a uma transmissão de dupla embreagem e seis marchas.

O conjunto oferece bom comportamento e muito torque em momentos de ultrapassagens, mas não faz do Niro um esportivo e nem mais esperto que concorrentes diretos, como Corolla Cross e Jeep Compass.

O grande barato está no consumo, na ordem dos 19 km/l na cidade, segundo o Inmetro. A eficiência é garantida pelo motor elétrico, responsável pela partida e condução em baixa velocidade (que a gente pode chamar de congestionamento). 

O motor a gasolina entra em ação quando se demanda força e geração de carga para as baterias, que têm menos de 2 kWh de potência, mas são suficientes para executar sua tarefa.

Interior

Por dentro, o Niro é sofisticado, graças ao o painel com quadro de instrumentos e multimídia agregados. São duas telas de 10,25 polegadas numa mesma moldura, o que torna a leitura bastante prática, além de caprichar no visual

O SUV pode receber pacote de assistentes de condução (ADAS) bastante avançado, que vai além da frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), como alerta de colisão em cruzamento e ponto cego.

O carro ainda oferece o que se espera num SUV de R$ 200 mil, como clima-tização eletrônica, partida sem chave, bancos elétricos, dentre outros mimos de carro de rico.

VERSÕES E PREÇOS
Kia Niro EX - R$ 204.990
Kia Niro SX Prestige - R$ 239.990

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por