Quando menos é mais

Novo HR-V trocou motor 1.8 por unidade 1.5 de 126 cv, mas não decepciona em desempenho

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 26/02/2023 às 11:44.
 (Divulgação)

(Divulgação)

Até pouco tempo atrás um automóvel com motor de 110 cv a 120 cv era considerado vigoroso. Estamos falando de carros como Chevrolet Monza, Volkswagen Santana e até mesmo carros mais modernos como Vectra e Jetta. 

]Assim, um automóvel com 126 cavalos não decepcionaria, correto? Em tese sim, mas o Honda HR-V foi criticado por trocar o bloco 1.8 de 140 cv por uma unidade 1.5 de 126 cv. Mas será que os 14 cavalos a menos fazem falta?

Na verdade, não. Testamos o novo HR-V, na versão EXL Sensing. Trata-se da opção mais sofisticada, com motor 1.5 de 126 cv e transmissão do tipo CVT, com emulador de sete marchas. 

Com preço sugerido de R$ 156.700, o SUV não é barato e tem rivais mais potentes na mesma faixa, como o Fiat Fastback Limited Edition, de 185 cv. Mas a cavalaria inferior não desabona do japonês.

A combinação de transmissão e motor garantem um comportamento equilibrado ao SUV. Seus 15,8 kgfm de torque aparecem sempre que é preciso, pois as relações da transmissão se ajustam para entregar torque. Quando não há necessidade de força, elas “derrubam” a rotação para poupar combustível.

Claro que, quando se exige toda a potência, o motor esgoela a 6.000 rpm. Mas isso acontece em situações de ultrapassagens. Na maioria das vezes, esse Honda é suave.

Por falar em suavidade, o SUV tem acerto de suspensão impecável. Ele utiliza o convencional sistema McPherson no eixo dianteiro. Na traseira, o trivial eixo de torção. 

Mas o acerto é espetacular. A suspensão absorve depressões da pista sem transferir para a cabine. Além disso, garante boa estabilidade nas curvas, mesmo com o centro de gravidade elevado, característico de um SUV.

Por dentro do HR-V

O estilo do novo HR-V é minimalista, sem o excesso de vincos da geração anterior. Por dentro não é diferente. Nada de painéis de dois níveis e pouco práticos. 

O desenho é limpo e tudo está próximo das mãos. Destaque para os difusores de ventilação, com saídas apontadas para as janelas. Elas ajudam a resfriar os vidros e equilibrar a temperatura com mais eficiência.

O pacote de conteúdos da versão conta com direção elétrica, partida sem chave, computador de bordo, ar-condicionado digital, multimídia de oito polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay), câmera de ré, câmera lateral (Lane Watch), vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, bancos revestidos em couro, rodas de liga leve aro 17, faróis Full LED, faróis de neblina e seis airbags. 

O pacote de assistentes de condução, Honda Sensing, inclui frenagem para mitigação de colisão, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de evasão de faixa, sistema de permanência em faixa e ajuste automático dos faróis.

Ou seja, o HR-V oferece muito recheio em troca de alguns cavalos. Mas se o consumidor quiser combinar o pacote farto com performance, ela também oferece as versões Advance e Touring, com motor 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm de torque. Mas o preço do boleto salta para R$ 183 mil ou R$ 191 mil, na ordem.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por