Tudo que não podemos ter

Novo Renault Clio mostra como o mercado de automóveis brasileiro andou para trás nos últimos anos

Marcelo Jabulas
@mjabulas
23/04/2023 às 12:08.
Atualizado em 23/04/2023 às 12:14
 (Divulgação)

(Divulgação)

Enquanto o brasileiro sonha com a volta do carro popular abaixo dos R$ 60 mil e mais simples que o Renault Kwid, a marca francesa acaba de lançar (para o mercado europeu) o novo Clio. O carrinho que por aqui foi vendido por duas gerações não deixou de evoluir lá fora.

Depois de quatro anos, o modelo acaba de ser reestilizado. O hatch chega com desenho sofisticado, mas sem apelos visuais contraditórios. Mesmo assim, ficou mais elegante e sofisticado. À primeira vista, parece um carro totalmente novo, mas basta olhar para as janelas para sabermos que se trata de uma atualização.

E não é para menos! O Clio é um dos principais produtos da Renault, com mais de 16 milhões de unidades produzidas desde os anos 1990. É como o Série 3 para a BMW, não dá para abusar nas formas.

Luzes de LED compõem a assinatura vertical que se estende da base do para-choque até o capô. O ar esportivo é referenciado pelos detalhes em tonalidade cinza no para-choque e para-lamas. Isso sem contar com as belas rodas de liga leve de aro 17, que parecem ser maiores quando montadas na compacta carroceria de 4,05 m de comprimento. Ou seja, o novo Clio é o que todo mundo queria ver no Sandero, que já morreu. 

Motores do Clio

Se as linhas conquistam pela beleza, o conjunto motor também é atraente. O Clio passou a ser híbrido. Conta com motor E-Tech Full Hybrid de 145 cv e cerca de 15 kgfm de torque. Ele combina uma unidade 1.6 a dois módulos elétricos. 

Segundo a Renault, o Clio utiliza um engenhoso sistema de transmissão que combina uma caixa de quatro velocidades ao sistema elétrico que permite até 14 combinações. A ideia não é fazer dele um esportivo nato, mas um carro eficiente, com consumo de até 27 km/l. 

Mas há também uma unidade turbo TCe 1.0 bicombustível (que pode ser abastecida com gás GLP). A unidade entrega 100 cv e 17 kgfm de torque e é combinada a uma caixa de seis marchas. Há também derivações mais simples, como o TCe 90 1.0 de 90 cv e o SCe 65 1.0 aspirado de 65 cv e 9,5 kgfm de torque. E por fim, a unidade diesel dCi 100, com 100 cv e impressionantes 26 kgfm de torque. 

Conteúdos

Por dentro o Clio oferece acabamento esmerado, e conta com quadro de instrumentos digital, multimídia vertical, climatização eletrônica, partida sem chave e assistentes de condução. Ou seja, tudo o que não poderemos ter.

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