ANO DO USADO

Nunca se vendeu tanto carro segunda mão quanto em 2023: 14,5 milhões de transações

Em linha por mais de 20 anos e aposentado desde 2017, o Fiat Palio é um dos modelos mais vendidos no varejo de usados

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 12/01/2024 às 08:48.
 (Fiat/Divulgação)

(Fiat/Divulgação)

Quem acompanha o HD AUTO conferiu nossa cobertura, durante esta semana, sobre os números de emplacamentos em 2023. E se não conferiu, deve ter notado mesmo assim que o carro popular desapareceu da praça e que o brasileiro compra mesmo é SUV e picape.

Nesse movimento, o consumidor que não pode mais comprar carro zero km passou a comprar automóveis usados para não ficar a pé. E o resultado pode ser visto em números. Em 2023 foram negociados nada menos que 14,5 milhões de veículos usados.

O montante engloba carros de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e até implantes rodoviários. 

Os números são da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto). Ao todo foram 14.448.434 unidades que trocaram de dono. Em relação a 2022, o aumento foi de 13,5%. 

Velhinhos em alta

Entre os usados mais vendidos em 2023, a liderança é de velhos conhecidos. Modelos como Volkswagen Gol e os irmãos Uno e Palio, da Fiat, encabeçam a lista de campeões. Fiat Strada e VW Saveiro também reinam entre as picapes usadas, ao lado da Hilux.

Com exceção da picape japonesa, os líderes de vendas são carros que ficaram em linha por muito anos e com grandes volumes, o que faz com que tenham maior capilaridade na praça. Assim, mesmo tendo saído de linha (Gol, Uno e Palio), eles ainda vendem muito devido à gigantesca frota circulante. 

Tíquete médio

Apesar do sucesso dos veteranos, o tíquete médio do carro seminovo oscilou entre R$ 77 mil e R$ 81 mil em 2023, conforme a plataforma Auto Avaliar. “O ticket médio de vendas em recuperação aponta para acima dos R$ 80 mil até o final deste ano, com o mercado demonstrando estar aquecido e competitivo”, afirma o CEO da Auto Avaliar, J. R. Caporal.

Apesar de o preço estar bem acima do que imaginamos custar um Palio ou Gol muito rodado, Caporal explica que o consumidor de usados também busca modelos mais qualificados. “O aumento do tíquete mostra que houve elevação na busca por veículos de maior valor. Grosso modo, quem estava disposto a comprar um carro mais básico, optou por outro com número maior de opcionais, ou o consumidor que compraria um carro mais velho decidiu gastar em um com menos anos de uso”.

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