Pequena e leve, Dafra Zig+ surpreende

Sérgio Melo
Especial para Auto Papo
08/04/2016 às 21:20.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:52
 (Divulgação)

(Divulgação)

Apesar do segmento “city” ser o principal filão da indútria de motocicletas, as scooters têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro e também as chamadas cubs, que fazem um meio termo entre a motocicleta convencional e as motonetas modernas. E o que chama a atenção é que essas máquinas de aspecto pacato surpreendem não apenas pela praticidade, mas também pelo bom desempenho, como a Dafra Zig+ 100.

Sem garupa, acompanha bem o “anda-e-para” de nossas cidades, com ligeira sobra em relação à dinâmica dos automóveis. Com garupa, mesmo em velocidades inferiores a 60 km/h, nas subidas ela é muito lenta, atrapalhando o fluxo de forma perigosa. 

A ciclística é incrivelmente ágil, requerendo alguns minutos para que o piloto se acostume com as reações “nervosas” advindas de sua geometria compacta e vertical, após o que as respostas rápidas do guidão e o reduzido peso de 95 kg, se transformam em praticidade e “esperteza”. 

Outro ponto que pode surpreender aos incautos é a transmissão. Diferentemente da maioria das motocicletas, as marchas são todas para baixo. A transmissão também difere do convencional, não há manete de embreagem. 

Nas arrancadas ela é automática, basta acelerar que o sistema centrífugo faz o resto para você. Nas mudanças, a movimentação do pedal de marchas inicialmente aciona a embreagem e depois muda a marcha. Soltar o pedal devagar permite suavizar o acoplamento. Como esse processo é muito pesado, nas reduções, (para cima), é melhor tirar o pé da pedaleira e pisar na parte traseira do pedal.

Mas a Dafra Zig+ traz muita coisa legal. Incrível economia, baú que comporta um capacete e mais algumas coisinhas sem roubar espaço do assento do garupa, rodas em liga leve, freio dianteiro a disco, protetores cromados na descarga e painel bonito com hodômetro, velocímetro, nível de combustível, indicador de marchas, indicador de seta e luzes espia.

Ficha

O QUE É?
Categoria “Cub”. Do inglês, Cheap Urban Bike, ou seja, “moto urbana barata”.

ONDE É FEITA?
Montagem Manaus.

QUANTO CUSTA?
R$ 5.990

COMO ANDA?
Motor 101,8 cm³, 7 cavalos, torque de 0,7 mkgf. Não vamos falar em velocidade máxima ou aceleração de 0 a 100 km/h, pois com um motor tão pequeno, esses parâmetros dependem muito do peso do piloto e passageiro. Em resumo, sem garupa, acompanha o trânsito com ligeira folga, com garupa não. Estrada, nem pensar!

COMO BEBE?
Movida exclusivamente a gasolina, o consumo na cidade foi de 42,3 km/l, mas tudo depende do quanto se acelera e do peso da carregado.

COM QUEM CONCORRE?
Apesar de diferenças no conteúdo e desempenho, as mais próximas são: Honda BIZ 110 (R$ 7.090) e Yamaha Crypton ED 115 (R$ 6.480).

ACABAMENTO:
Materiais de ótima qualidade e montagem bem feita. Os painéis plásticos são firmes e tem bom aspecto. O visual é limpo e moderno.

PONTOS POSITIVOS: 
VERSATILIDADE 
ECONOMIA 
ESTILO

PONTO NEGATIVO: 
DESEMPENHO 
TRANSMISSÃO

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por