Teste

Testamos o Fiat Fastback Impetus, que oferece muito conteúdo e é mais barata que a topo de linha

Marcelo Jabulas
@mjabulas
19/11/2022 às 11:52.
Atualizado em 19/11/2022 às 13:45
 (Marcelo Jabulas)

(Marcelo Jabulas)

A Fiat foi certeira como o Fastback. O SUV cupê italiano foi projetado com base em toneladas de dados e moldado de acordo com o que o mercado quer consumir. Ele é SUV, tem estilo cupê e um monte de conteúdos.

E parece que os cálculos dos italianos foram certeiros. O modelo já vendeu 10,1 mil unidades, desde seu lançamento em setembro. Para carros com tíquete entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, é um volume considerável.

Testamos a versão Impetus, equipada com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Essa versão oferece todos os conteúdos do Fastback Limited Edition, que utiliza motor 1.3 de 185 cv, mas custa R$ 10 mil a menos justamente por optar pelo motor menor.

No entanto, o bloco três cilindros não deixa nada a desejar em relação à versão mais nervosa. Pelo contrário, o carro é tão arisco quanto. 

Um dos grandes baratos é que esse motor turbo é combinado com uma coixa do tipo CVT, com emulação de sete marchas. Pessoalmente sempre critiquei esse tipo de transmissão, mas as novas gerações se sofisticaram bastante.

Um dos pontos de discórdia é quando se combina o CVT com motor com baixo volume de torque. A falta de força faz com que a caixa oscile muito, buscando por força, o que dá aquele efeito enceradeira. 

No caso do motor GSE, os 20,4 kgfm estão disponíveis abaixo dos 2.000 rpm, o que dá ao carro sempre muita força a todo momento. Essa transmissão também é ajustada para operar com o máximo de eficiência. 

Quando não há necessidade de torque, ele reduz a rotação para cerca de 1,5 mil giros, o que mantém a velocidade constante sem cobrar no tanque. Para termo uma ideia, esse carro estava abastecido com etanol e consumo no combinado entre trajeto urbano e rodoviário foi de 9,8 km/l.

Visual

O estilo é o mesmo do Fastback Limited, até mesmo com as rodas aro 18. A única diferença é ausência da plaqueta da edição limitada (que é de série). 

O SUV cupê tem estilo imponente, que evidenciado pela cadência da coluna C. Segue uma tendência criada pela BMW em 2007, como o X6 e que se tornou a nova febre do universo SUV.

Conteúdos

O Fastback oferece pacote farto, com direito a  bancos revestidos em couro direção elétrica, ar-condicionado digital, multimídia Uconnect de 10,1 polegadas (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré), carregamento de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, função Auto Hold, sensores de manobra traseiro e dianteiro, airbags frontais e laterais, rodas de 18 polegadas e faróis de neblina. O pacote de assistentes de condução (ADAS) adiciona frenagem emergencial autônoma, alerta de colisão, monitor de permanência em faixa e farol alto com ajuste automático de facho.

No dia a dia

No uso cotidiano o Fastback é um carro que oferece muita comodidade, graças ao pacote de conteúdos. Seus 4,43 m de comprimento dão a esse compacto um porte de médio, mas sem se tornar um estorvo no trânsito.

Dá para se desvencilhar dos nós do tráfego e arrancar sempre com força, graças à boa oferta de torque. O espaço interno não difere de seus irmãos feitos em Betim como Cronos, Argo e Pulse. 

A diferença é que o banco traseiro é mais reclinado que nos demais, o que oferece mais conforto em longas distâncias. Por outro lado os 516 litros do porta-malas é um dos pontos fortes do Fastback e faz dele referência entre os SUVS.

Palavra Final

O Fiat Fastback Impetus surge como a opção mais equilibrada na linha do SUV cupê. Seus R$ 140 mil estão posicionados numa faixa de preços bastante estratégica, onde figuram as versões mais qualificadas dos SUVs compactos. No entanto, ele agrega mecânica moderna e muita tecnologia, itens que nem todos seus rivais oferecem numa mesma embalagem. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por