Hoje, a cidade começa a viver as emoções da 179ª Festas de Agosto de Montes Claros, realizadas pela Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, que tem à frente o nome de João Pimenta dos Santos (Mestre Zanza), grande coordenador das Festas de Agosto e Chefe do 1º Grupo de Catopês de Nossa Senhora do Rosário. Do alto de seus 86 anos de vida e sabedoria, 85 deles dedicados às festas, pois começou como “Catopê de Colo” ou “Príncipe Catopê”, Mestre Zanza assumiu o importante Grupo de Nossa Senhora do Rosário aos 17 anos de idade. Pelas ruas, desfile de catopês, marujos e caboclinhos e os belos reinados.
A faxina
Estava precisando fazer uma faxina em mim... Jogar alguns pensamentos indesejáveis fora. Lavar alguns tesouros que andavam meio que enferrujados... Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais. Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões... Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei... Joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não li... Olhei para meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas. E as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas. Fiquei sem paciência! Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste... Mas, lá também havia outras coisas... e belas! Um passarinho cantando na minha janela. Aquela lua cor de prata, o pôr do sol... Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças... Sentei no chão, para poder fazer minhas escolhas. Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante! Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se mando para o lixão. Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: O amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos... Como foi bom relembrar tudo aquilo! Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as a mostra, para não perdê-las de vista. Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurado bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar e de recomeçar!
Etiqueta
Em alguns restaurantes da França, os garçons chegam a pedir delicadamente que as mulheres muito perfumadas se retirem, porque o perfume interfere no sabor do prato.
Aprendendo
Remédio para e remédio contra: quando usar. Atenção à regência. Remédio para ajudar o funcionamento de um órgão (remédio para o fígado, o coração, os pulmões). Remédio contra combate uma doença: remédio contra a gripe, contra a bronquite, contra a dor de cabeça. Olho vivo! Trocar as preposições pode custar caro. Dizer “preciso tomar um remédio pra gripe?” Valha-nos, Senhor! A gripe ganha forças.
FIGURAS E FATOS
Academia Feminina de Letras
Foi na noite de ontem, terça-feira, a inauguração da Biblioteca do Autor Montes-clarense Maria das Mercês Paixão Guedes, numa realização da Academia Feminina de Letras de Montes Claros com total apoio da família Paixão-Guedes. A atual presidente da AFL, nossa artista-maior Felicidade Patrocínio, com muita competência e arrojo tem movimentado como nunca a academia que reúne as mais inteligentes mulheres da cidade. Depois comentaremos.
Raquel lança candidatura
Cerca de 1.200 pessoas entre militantes, correligionários e apoiadores se reuniram em prestigiado encontro no Automóvel Clube de Montes Claros, quando a atuante deputada federal Raquel Muniz (PSD) deu provas cabais do seu inegável prestígio, fruto de um trabalho dos mais elogiáveis em prol da nossa região, lançando a sua candidatura rumo à reeleição para a Câmara Federal.
Guimarães Rosa, garoto-propaganda
Pesquisa às vezes revela informações inesperadas e curiosas. Por exemplo: Guimarães Rosa foi garoto-propaganda de dois remédios, em 1931. Ou seja, quando ainda era médico e bem antes de lançar “Grande Sertão: Veredas”, de 1956. O anúncio publicitário dos remédios Cascarobil e Metacal foi publicado naquele ano na revista O Cruzeiro, com uma carta de Rosa recomendando-os e afirmando: “estou feliz que um paciente que sofria de “cólica hepática”, após o primeiro medicamento, achava-se “lépido, satisfeito, eufórico, cheio de saúde.”
Sinal dos tempos
Com dívida de centenas de milhões de reais, o Jockey Club de São Paulo, ícone do glamour quatrocentão paulistano, já vendeu mais de R$ 110 milhões de imóveis para colocar as finanças em dia. Nas contas do clube, as dívidas estão em cerca de R$ 320 milhões em ISS, refinanciamento de dívidas, fornecedores e IPTU. Nosso “britânico” Automóvel Clube de Montes Claros, também passa por uma fase negra de dívidas a pagar, chegando ao ponto de ser colocado à venda. O conhecido odontólogo Paulo César Santos acaba de assumi a presidência do tradicional clube e com muitos planos para o futuro. Todos na torcida positiva! A nossa história não pode ser demolida, como vem acontecendo!
Casamento antes de 16 anos
A proibição do casamento de menores de 16 anos, em qualquer hipótese, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Hoje o casamento de menores de 16 anos só é admitido em caso de gravidez ou para evitar imposição ou cumprimentos de pena criminal, já que ter relações sexuais com menores de 14 anos é crime, com pena entre oito e 15 anos de reclusão. Para sair do papel, o texto ainda precisa d ser votado no plenário da Casa, para onde segue com pedido de urgência. Se aprovado vai à sanção presidencial.
Eleições na base do “cara ou coroa”
Os autores do livro “Democracia para Realistas”, Chrisioher Achen e Larry Bartels mostram que os cidadãos, na hora de votar, não tomam decisões conscientes, baseadas em dados e evidências. Estão ocupados com suas vidas e não têm quase nenhuma informação útil sobre política e suas implicações. Eleições são mais ou menos decididas no “cara ou coroa.” Se assim continuar, teremos um novo presidente, mas a maioria dos brasileiros não faz a menor ideia do que ele pretende fazer de concreto, independentemente de quem seja. Pelo menos, até momento a realidade é esta.
Ainda eleições
Esta eleição é a mais imprevisível de todas, com o Brasil, até o momento, sem ter um presidente realmente capacitado ao enfrentamento da situação mais grave de sua história. Os debates realizados pelas emissoras de televisão vêm sendo cognominados de “Debatédio” ou “Debate Bocejo” com os seguintes questionamentos: Quem ganhou o debate? Quem foi dormir mais cedo? Em nossa opinião, todos eles afirmaram que o Brasil vai ser o melhor país do mundo! Está difícil escolher o “menos ruim”!