Editorial.

Dias de fortes emoções para candidatos

Publicado em 06/02/2017 às 21:23.Atualizado em 15/11/2021 às 22:44.



O jovem que pretende cursar uma universidade pública no país vive sentimentos estranhos. O acesso a uma cadeira melhorou muito, no entanto, recentemente são registrados tantos problemas nas etapas necessárias para conseguir uma vaga em um curso que, além de conhecimento de um conteúdo gigantesco, o candidato precisa de ter sangue frio e muita, mas muita paciência durante o estressante momento de escolher uma carreira para estudar. 

Mais uma vez, o ProUni registrou problemas na divulgação dos resultados para quem disputa uma das vagas de bolsas integrais ou parciais oferecidas a estudantes de baixa renda. O programa já vem colecionando desrespeitos aos prazos dados aos estudantes nos últimos anos. 

Lembrando que, para ter acesso ao ProUni, você precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que também passou por perrengues no fim do ano passado. Candidatos tiveram que fazer provas mais de um mês depois do previsto por causa da ocupação de escolas que serviriam de locais para aplicação dos testes. Isso, sem dúvida, comprometeu o princípio da isonomia, já que os cadernos tiveram que ser diferentes. Pois é, muitos daqueles que tiveram que estudar um mês a mais, perder mais um fim de semana, fazer prova diferente da maioria, precisou ter muita calma ontem para ver se foi contemplado para uma bolsa integral. Haja emoção!

Poderíamos falar de mais uma falha de comunicação do governo com a população em geral em uma questão simples, como parece que virou regra da atual gestão. Mas podemos lembrar que outros problemas´ foram registrados na gestão anterior, até com denúncia de fraudes no processo. 

Os problemas em série mostram como estamos despreparados para lidar com questões como essas, embora tanta tecnologia esteja à disposição. É difícil falar em propostas de um ensino federalizado, sem diferenças de qualidade em relação aos Estados, se não conseguimos aplicara um exame federal com isonomia, que é o básico. 

Os estudantes que conseguiram sobreviver a mais essa etapa ainda terão que confirmar a inscrição no próximo dia 13. Até lá, recomenda-se muita preparação para mais um dia de fortes emoções. 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por