Editorial.

Gestão para o futuro

Publicado em 11/07/2016 às 06:00.Atualizado em 16/11/2021 às 04:13.

Estamos a menos de três meses das eleições municipais e os belo-horizontinos ainda não conhecem quem serão os candidatos a prefeito, uma vez que a definição só virá na próxima semana quando os partidos políticos farão suas convenções e decidirão os nomes para a disputa.

Independentemente da lista dos concorrentes, quem mora na capital mineira conhece bem os desafios que serão enfrentados pelo próximo chefe do Executivo Municipal.

Quatro grandes áreas foram destacadas por especialistas ouvidos pelo Hoje em Dia na reportagem publicada na edição desta segunda-feira: saúde, educação, transporte e habitação. Áreas que, na realidade, são prioridade em todas as grandes cidades desse Brasil.

Um exemplo de necessidade de investimento é na saúde da Terceira Idade. O envelhecimento populacional, que já ocorre em escala global e de forma mais avançada na Europa, é um dos pontos que o futuro prefeito deverá atentar e agir de forma preventiva.

Com a chegada da idade, o perfil de procura aos serviços de saúde muda, pois, de doenças agudas, essas pessoas passam a apresentar doenças crônicas, que necessitam de tratamento e cuidados contínuos.

Dessa forma, os Centros de Saúde geridos pela PBH deverão adequar-se a esta nova realidade em que o Brasil está entrando. Além disso, o combate sistemático à dengue precisa de atenção já que, a cada dia, vitima mais moradores da capital mineira.

A gestão de Marcio Lacerda deixa, de herança, o Planejamento Estratégico 2030, que traz metas detalhadas para a cidade com prazos a cumprir ao longo desses 14 anos até lá.

Os planos estão subdivididos em categorias de curto, médio e longo prazos, e propõem a participação popular e a de especialistas na ajuda da tomada de decisões para os melhores rumos para a capital.

Muita coisa precisa ser feita para que Belo Horizonte avance rumo a um futuro sustentável, com melhor qualidade de vida e do meio ambiente, e oportunidades para quem aqui mora.

Certamente, durante a campanha (mesmo que mais curta a partir deste ano), aqueles que pretendem governar a cidade terão a oportunidade de conversar e participar de reuniões em que possam ouvir as demandas e as sugestões do cidadão. Daquele que todos os dias usa o transporte coletivo, leva os filhos aos Centros de Saúde e para estudar na Umei, sente falta de um metrô ampliado e de qualidade... e, principalmente, ama Beagá!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por