Editorial.

O perigo dos pseudo dentistas

Publicado em 21/02/2018 às 20:28.Atualizado em 03/11/2021 às 01:30.

A infração é extremamente perigosa e muito mais comum do que a gente possa imaginar. Está cheio de falsos dentistas por aí se fazendo passar por profissionais. Tanto é que os flagrantes de pseudo doutores atendendo pacientes em Minas Gerais têm sido cada vez mais frequentes.

Segundo informações do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG), somente de maio do ano passado até este mês, 12 pessoas foram presas no exercício ilegal da profissão no Estado. Em Belo Horizonte, apenas em 2018, três falsários já foram descobertos pela polícia. Outros 20 suspeitos são investigados pelo mesmo crime, a maioria no Norte de Minas.

A atuação desses falsos dentistas é arbitrária e pode causar sérios danos ao paciente, podendo inclusive levar a pessoa à morte. Geralmente, as condições nos consultórios improvisados são precárias, sem higiene básica e cuidados necessários com a esterilização dos instrumentos utilizados.Nesses locais insalubres, os pacientes também estão sujeitos a contrair doenças de alta gravidade, como hepatite e até mesmo o vírus HIV.

Na última segunda-feira, um homem foi flagrado trabalhando como falso doutor em um consultório no bairro Nova Floresta, em Belo Horizonte. De acordo com fiscais do Conselho Regional de Odontologia, ele usava o número de registro do pai, que morreu há cinco anos. O impostor deve ser acusado de falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.

No final de agosto do ano passado, outro caso que causou espanto. Uma operação do CRO em conjunto com a Polícia Militar resultou na prisão de um estudante do 6º ano do curso de odontologia que realizava atendimentos em um consultório improvisado em sua casa, no bairro Santa Efigênia, na capital mineira. Também não são raros os casos de técnicos em saúde bucal exercendo a função de cirurgião-dentista, o que considerado é ilegal.

Portanto, todo cuidado ainda é pouco. O paciente deve estar atento a sinais como ausência da placa com o nome e o registro do profissional no Conselho Regional de Odontologia e atendimentos que são realizados dentro da residência do suposto dentista. Sua vida e seu sorriso correm risco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por