Editorial.

Tecnologia no combate às falsas notícias

23/10/2018 às 23:06.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:23


Pesquisadores da UFMG, destaque nacional em ensino superior e uma das dez melhores universidades latino-americanas, foram laureados, ontem, com quatro importantes prêmios, que somam-se à extensa lista de distinções internacionais da instituição.

O reconhecimento, desta vez, veio do Google, gigante da tecnologia mundial, na 6ª edição do Lara – Latin America Research Awards. Ao todo, entre 300 concorrentes do continente, 26 projetos foram agraciados, sendo 17 brasileiros (entre eles os mineiros), cinco colombianos, dois argentinos, um mexicano e um peruano

Um das iniciativas da UFMG diz respeito à redução do consumo de energia de aparelhos celulares com o uso de aplicativos. Outra propõe ferramentas para a melhoria da segurança na comunicação entre dispositivos por internet. 

Contudo, as duas restantes acabaram chamando ainda mais a atenção, já que têm relação direta com um grave problema enfrentado atualmente não apenas no país, mas em todo o planeta: as fake news.

São estudos para avaliar os efeitos e desenvolver métodos seguros para que se obtenha maior controle das falsas notícias, material que se espalha cada vez mais pelas redes sociais digitais.

A desinformação gerada por tal prática tem conquistado indesejável evidência, por exemplo, no atual processo eleitoral brasileiro. Nos últimos dias, inclusive, chegou-se a cogitar o risco de que notícias inverídicas pudessem comprometer o resultado das urnas. 

Além disso, o impacto das fake news pode ser sentido, com nefastas implicações, em setores diversos da vida cotidiana, como a saúde pública.

Este ano, em meio ao alarmante retorno de uma série de doenças, houve no Brasil e em outros países grande circulação de informações errôneas, por aplicativos como o Whatsapp, indicando supostos efeitos colaterais das vacinações. O resultado foi uma enorme dificuldade no cumprimento de cotas de imunização pelas autoridades de saúde. 

Com os prêmios recebidos pela UFMG, que se traduzem também em recursos para financiar as atividades de pesquisa, espera-se que mais notícias boas, e verdadeiras, surjam em breve. 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por