Editorial.

Valorizando o Arraial de Belô

Publicado em 26/06/2016 às 06:00.Atualizado em 16/11/2021 às 04:02.

O São João de Belo Horizonte começou dia 17 de junho e vai até 12 de agosto e a festa tem como destaque o concurso de quadrilhas do Arraial de Belô e uma extensa programação de shows que acontecem na Praça da Estação, no Centro da cidade.

É um evento de “corpo”. Tem uma super organização, são apresentações empolgantes e bonitas de se ver, é extensa a programação de shows, etc. No entanto, é difícil encontrar alguém que frequente anualmente o Arraial de Belô ou quem pelo menos conte a você que está indo curtir a festa.

A explicação mais óbvia para este evento não estar na boca do povo tem dois lados. O primeiro é a divulgação por parte da prefeitura de BH que ainda não tem uma boa penetração e, o segundo, é a falta de vontade do próprio belo-horizontino em abraçar essa festa (como aconteceu com o Carnaval de rua), que já é parte fixa do calendário do turismo da capital mineira.

Os espetáculos musicais acontecem às 20h, na Praça da Estação. No sábado, 2 de julho, a atração é o cantor Marcelinho de Lima. Já no domingo, Paula Fernandes agita o palco. No outro fim de semana, no dia 1o de julho, a atração é o musical “Gonzagão, a Lenda”

Quem frequenta ou já teve a oportunidade de comparecer no Arraial de Belô se encantou com o que viu. É um evento com muito potencial de exploração, como mesmo observou o presidente da Belotur e, também, da Fundação Municipal de Cultura, em entrevista concedida ao Hoje em Dia e publicada na edição da última segunda-feira (20), Leônidas de Oliveira.

“O Arraial de Belô tinha dez atividades e era muito centrado na Praça da Estação, e hoje tem mais de 200 atividades, inclusive quadrilhas nos bairros. Esse é um dos papéis da Belotur, se envolver com a cidade e mostrar que não é só o Arraial de Belô que é um atrativo. Existe, por exemplo, um arraial de rua nos bairros e as pessoas vão para lá”, destacou Leônidas.

Em portais da internet de todo o Brasil, especializados em turismo, é possível perceber um bom destaque para o São João em Belo Horizonte, capital que tem uma população que gosta bastante de festas juninas (basta reparar no calendário de eventos da cidade).

Os especialistas dão ênfase, claro, para o Arraial de Belô que tem organização comparada, inclusive, ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. É preciso pensar no por quê de tamanho preconceito com a festa, que é gratuita e muito divertida!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por