30 anos de ópera em Montes Claros

07/11/2018 às 06:51.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:38

Ópera (em italiano, significa trabalho; em latim, plural de “opus”, obra) é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa. O desenvolvimento das estruturas musicais anteriormente pelos mestres flamengos e venezianos serviu de suporte para que, no Barroco, surgisse uma nova forma musical, a ópera. O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação. No entanto, a letra da ópera (conhecida como libreto) é normalmente cantada em lugar de ser falada. A ópera é também o casamento perfeito entre a música e o teatro. Em nossa cidade, apresentações de ópera têm sido uma constante, encenadas por gabaritados artistas. Com segura coordenação de Christiane Franco (Grupo Lírico Bezzi) teremos no próximo dia 9, às 20h30, no auditório Marina Lorenzo Fernândez, o “Concerto 30 Anos de Ópera em Montes Claros”. Serão apresentadas cenas de grandes óperas encenadas na cidade. Imperdível!

Aprendendo
ÓCULO E ÓCULOS: NÚMERO E CURIOSIDADE. É substantivo plural: os óculos, meus óculos, óculos escuros. Curiosidade: Existem as palavras óculo e óculos. Óculo significa luneta. Tem uma lente. Binóculo é filhote dele. Bi quer dizer dois. O danadinho tem duas lunetas. Óculos, sempre com s, têm duas lentes, uma para cada olho. Daí o plural obrigatório.

Reflexão
Momento de crise é um momento de passo adiante. Retroceder, rebelar ou estacionar, nunca. A crise pede avanço. E se a crise chegou para cada um de nós, é hora de levantar, mudar e seguir em frente na construção de um novo tempo de amor e paz.

Etiqueta
Interessante como as mudanças de comportamento começam devagarinho. Mas depois se instalam como se fossem evidências incontestáveis! Querem ver um caso que acabou resultando uma nova percepção estética e de comportamento? Pelos masculinos. Desde os tempos das cavernas até recentemente, eram perfeitamente aceitáveis e ostentados tranquilamente como sinal de masculinidade. Hoje, são quase indesejáveis. A maioria está raspando ou até mesmo depilando os cabelos do peito, das costas e das pernas. Nas passarelas e nos campos de futebol não se vê mais nenhum homem peludo.

FIGURAS E FATOS
Leila Brito: uma privilegiada voz

Montes Claros sempre foi considerado um celeiro de grandes artistas. No setor feminino possuímos vozes comparáveis às grandes estrelas do cenário musical do país. Dentre elas, abrimos um parêntese para destacar a maviosa voz de Leila Brito que, a cada dia que passa, ganha realce pelo belo timbre vocal, suas perfeitas apresentações sejam em óperas ou em apresentações individuais. Um grande talento que acompanho desde o início da carreira e que tem tudo para brilhar em grandes palcos do país. Vale o registro.
 
Rock In Rio
O Rock In Rio está marcado para os dias 27, 28 e 29 de setembro, e 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2019. Os ingressos já começam a ser vendidos no dia 12 deste mês: R$ 495 (inteira) e R$ 247,50 (meia entrada), mais taxas. A pré-venda será realizada exclusivamente pela internet, através do site rockinrio.ingresso.com. O pagamento será via cartão de crédito, com parcelamento em até seis vezes. O limite é de quatro entradas por CPF. Quem adquirir o card poderá escolher em qual data utilizá-lo.
 
Lançamento de livro
Será em 21 de novembro, no Centro Cultural Hermes de Paula, o lançamento do livro “A Pastoral Familiar na Arquidiocese de Montes Claros: 30 Anos de História”, de autoria de Maria da Glória (Glorinha) Caxito Mameluque. Uma promoção da Arquidiocese de Montes Claros, Academia Montes-clarense de Letras, Academia Feminina de Letras de Montes Claros, Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco e Instituo Histórico e Geográfico de Montes Claros. Gratos pelo convite.
 
Tsunami eleitoral
Em 1° de janeiro de 2019, assistiremos à despedida de dezenas de governadores e depois, em 1° de fevereiro, à de centenas de deputados federais, senadores, deputados estaduais também com seus assessores, porque não conseguiram manter seus mandatos, alguns lamentavelmente (com folha de serviço das mais brilhantes prestada à população) e outros que se vão, em grande maioria, com a robusta “impressão de que já vão tarde”. Esperamos que, com Bolsonaro, dê certo. Estamos no início de uma longa caminhada; tenhamos fé e determinação. O Brasil precisa e não pode mais esperar.
 
Medicina mediúnica
O cirurgião, professor e palestrante espírita Paulo César Fructuoso acaba de lançar o livro “A Medicina Mediúnica do Futuro”. Segundo o autor, os médicos do futuro serão médiuns extremamente desenvolvidos e trabalharão em parceria com os colegas que estão nos planos espirituais.
 
Bula de remédio
A data de validade de um medicamento é quase sempre verificada pelo consumidor. A leitura da bula que acompanha obrigatoriamente o remédio, quase nunca. Geralmente pacientes consideram suficiente a orientação médica. Mas as “informações ao paciente” que constam nas bulas dos remédios por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) merecem leitura atenta. O corpo do texto passou a ter tamanho compatível para uma boa leitura. As bulas advertem sobre possíveis reações alérgicas ou colaterais a produtos da composição do medicamente. Elas também alertam para interações do fármaco com alimentos e outros remédios. Isso é importante para pessoas com doença celíaca que precisam ter ciência da presença do glúten. O mesmo vale para a relação entre diabéticos e ao açúcar. Ou para as demais substâncias presentes nos excipientes que são empregados como veículo para o princípio ativo da droga. Todo cuidado é pouco!
 
Gusttavo Lima e seu Buteco
Em 14 deste mês, véspera do feriado da Proclamação da República, teremos o show “Buteco” da turnê do cantor sertanejo Gusttavo Lima. Três horas de show no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Informações: (38) 326-3020/3014-3021.
 
Hábito da leitura
As bibliotecas são importantes aliadas na disseminação do conhecimento, principalmente no processo de aprendizagem escolar, como uma parceira da sala de aula. A Lei 12.244, de 2010, determina a obrigatoriedade de bibliotecas em todas as instituições de ensino até 2010, o que está longe de se realizar. Além disso, o Brasil possui apenas uma biblioteca pública para cada 30 mil habitantes, sendo 7.166 cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas do Ministério da Cultura. Conforme o IBGE, grande parte da população brasileira não possui um local apropriado que estimule a leitura. Triste estatística.
 
Terminando
“Enquanto a cor da pele dos homens valer mais do que o brilho dos olhos, sempre haverá guerra”. (Bob Marley)

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por