A cegueira coletiva vai matar a sua empresa em breve

Publicado em 26/04/2017 às 19:08.Atualizado em 15/11/2021 às 14:18.

Você sabia que 89% das empresas listadas na Fortune 500 em 1955 não estavam mais na lista em 2014?

A idade média de um diferencial competitivo caiu de 30 anos, em 1984, para míseros cinco anos, em 2014. Eu sei que é assustador ler isso, mas a realidade é essa mesmo: existe uma boa chance da sua empresa não mais existir em, digamos, 10 anos.

Estamos na era do crescimento exponencial e o mercado respeita religiosamente a conclusão de Charles Darwin descrita em sua obra prima, A Origem das Espécies – aqueles que sobrevivem não são os mais fortes ou os mais rápidos, são os que detém maior capacidade de adaptação.

A cultura corporativista carrega como efeito colateral a cegueira coletiva. Alguns executivos preferem enxergar apenas aquilo que lhes convém – afinal, por que se preocupar com algo que, no mínimo, lhe trará um enorme problema para defender perante seus colegas?

Sim, estou falando daqueles projetos disruptivos que mudam completamente a forma como a empresa opera, muitas vezes, por décadas. Sabe aquele projeto que você engavetou pois preferiu não ter que enfrentar metade do time executivo para aprová-lo? Ou pior, você tentou aprová-lo, mas foi vigorosamente vetado (afinal, a empresa já funciona daquela forma há anos e os negócios vão bem; sendo assim não há necessidade de correr o risco da mudança).

Se você é um funcionário/líder exemplar, provavelmente se identificou com o parágrafo acima. Deixa eu te contar um segredo: o único risco que uma companhia corre nos tempos atuais é o de NÃO MUDAR!

A cegueira coletiva tem como sintomas a síndrome do “está dando certo, porque mudar?”. Se você constantemente ouve essa frase, saiba que sua organização está sofrendo dessa doença devastadora e que com isso, ela está com seus dias contados.

Vivemos a era das mudanças exponenciais; ou as organizações se adaptam mudando seus produtos e modelos de negócio de acordo com o que o mercado está silenciosamente pedindo, ou entram para as estatísticas. Gostaria de destacar duas aqui para vocês:
(i) Um diferencial competitivo dura, em média, 5 anos. 
(ii) Nos próximos 10 anos, 40% das S&P 500 vão desaparecer da lista (fonte: Exponential organizations, Salim Ismail)

Proponho que vocês tentem identificar se a sua organização está ou não afetada pela cegueira coletiva. Faça uma reunião com seus peers de trabalho e tentem identificar essa doença. Na semana que vem, continuo no tema, mas propondo uma solução para eliminar essa doença.

Ótima semana a todos.

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